Caso Bettina: Conar susta campanha e adverte Empiricus
Conselho de Ética julga processo dois meses depois da polêmica envolvendo a publicadora de conteúdos financeiros
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Bárbara Sacchitiello
22 de maio de 2019 - 10h59
Bettina Rudolph, da Empiricus, rebatee as críticas após campanha polêmica (Crédito: Reprodução)
Atualizada às 13h47
Dois meses depois de ter aberto processo para avaliar a publicidade da empresa Empiricus, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou a suspensão das peças publicitárias veiculadas pela companhia, além de ter advertido o anunciante. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 21, durante reunião do Conselho, realizada em São Paulo.
O objeto do processo foi o vídeo estrelado por Bettina, que se apresentava como funcionária da Empiricus e que acabou virando meme nas redes sociais. Veiculado no YouTube, o comercial mostrava a jovem relatando que, graças aos serviços da Empiricus, conseguiu acumular um patrimônio de mais de R$ 1 milhão.
Questionada pela reportagem a respeito da decisão do Conar, a Empiricus informa que ” já havia retirado do ar, por livre e espontânea vontade, cinco dos seis anúncios objetos da representação do Conar” mas pondera que “a remoção foi feita por razões estratégicas de negócio e não por a empresa reconhecer qualquer irregularidade nas campanhas”. Na resposta, a Empiricus informa, ainda, que descontinuou, na manhã desta quarta-feira, 22, a única campanha remanescente.
O caso Bettina e a publicidade histriônica
Após a repercussão negativa do comercial, a garota-propaganda – que também é funcionária da empresa – argumentou em algumas entrevistas concedidas à imprensa que não afirmou, nos vídeos publicitários, que não havia transformado suas economias iniciais (cerca de R$ 1500) em mais de R$ 1 milhão, como sugeririam os vídeos, mas que também havia realizado aportes financeiros que, ao longo do tempo, resultaram no patrimônio atual. A empresa chegou a fazer uma nova versão da campanha em que Bettina comenta as críticas recebidas por sua publicidade. Após a decisão do Conar, esse vídeo também foi retirado do ar.
Além do vídeo protagonizado por Bettina, o Conar também avaliou outras peças publicitárias da Empiricus que também usavam o mesmo mote: pessoas relatando que, com o material da companhia, conseguiriam acumular quantidades volumosas de dinheiro em pouco tempo. Também estão sustadas as peças intituladas “Dobre Seu Salário em Tempo Recorde”; “+ 251 Todos os Dias na Sua Conta”; “Receba todo mês R$1.823,53 de aluguel”; “Milionário com ações” e “O dobro ou nada”.
Pela determinação do Conselho de Ética do Conar, a Empiricus fica proibida de veicular o vídeo publicitário com Bettina e outros similares nas redes sociais e em qualquer outra plataforma de mídia.
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