Fotos de aniversário de Anitta viram ação no Conar
Conselho determinou que imagens de bebidas publicadas pela cantora no Instagram tivessem identificação de conteúdo publicitário
Fotos de aniversário de Anitta viram ação no Conar
BuscarFotos de aniversário de Anitta viram ação no Conar
BuscarConselho determinou que imagens de bebidas publicadas pela cantora no Instagram tivessem identificação de conteúdo publicitário
Bárbara Sacchitiello
5 de julho de 2019 - 17h33
Embora tenha acontecido em março, a festa de aniversário de Anitta foi assunto na primeira reunião de julho do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Nessa quinta-feira, 4, os conselheiros da entidade julgaram três ações movidas para analisar o conteúdo de postagens feitas pela cantora em seu perfil no Instagram.
Para agradecer aos fornecedores que colaboram com a execução da festa de aniversário, a artista publicou uma galeria de fotos no Instagram. Em três dessas imagens eram exibidos produtos da Coca-Cola, Bacardi e Bombay Sapphire e Skol Beats.
O problema encontrado pelo Conar, que abriu a ação após a denúncia de um consumidor, foi a falta de identificação de conteúdo publicitários nas postagens. Como defesa, a equipe de Anitta respondeu que a publicação foi feita de maneira espontânea e que não se tratava de uma ação comercial. Mesmo assim, a equipe pediu desculpas ao Conselho de Ética e prometeu acatar as regulamentações do Conar. Nesta sexta-feira, 5, a galeria que continha as fotos já havia sido apagada do Instagram da cantora.
Bebidas alcoólicas
Apesar de as fotos da cantora fazerem parte de um mesmo contexto, o Conar abriu um processo para cada exibição de marca feita no Instagram. No caso da Coca-Cola, a sentença da entidade foi a alteração do post. Já nas duas outras postagens que envolvem bebidas alcoólicas, a postura do Conar foi mais severa.
De acordo com a entidade, além da falta de identificação de conteúdo patrocinado, as imagens ainda desrespeitavam as determinações do Conselho a respeito de publicidade de bebidas alcoólicas. Em uma das fotos, Anitta simulava beber o conteúdo de uma garrafa de Skol Beats – algo que, na cartilha da entidade, é visto como apelo de consumo e, portanto, inadequado. Para esses casos, a sentença da entidade foi a sustação das imagens, com advertência aos anunciantes.
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros