WPP vende 60% da Kantar para Bain Capital
Por um valor de US$ 4 bilhões, empresa de private equity se torna proprietária do grupo de pesquisas, do CEO Eric Salama
Por um valor de US$ 4 bilhões, empresa de private equity se torna proprietária do grupo de pesquisas, do CEO Eric Salama
Meio & Mensagem
12 de julho de 2019 - 7h14
Do Advertising Age*
A Bain Capital concordou em comprar 60% da unidade de pesquisa de mercado da WPP, a Kantar, em um acordo que avalia o negócio em US$ 4 bilhões. A empresa de private equity entrou em negociações com o grupo de publicidade na semana passada, depois de derrotar rivais na concorrência. Com sua parte na operação, a WPP ficará com receitas de cerca de US $ 3,1 bilhões para reduzir parte de suas metas de dívida e devolverá US$ 1,2 bilhão para os acionistas, disse a empresa em um comunicado.
O interesse da holding em vender seu grupo de pesquisas veio à tona no final de 2018. A WPP confirmou o interesse da Bain no início deste mês. O private equity estava competindo com a Apollo Global Management, a Platinum Equity e a Vista Equity Partners na última rodada de negócios.A venda faz parte do esforço do CEO da WPP, Mark Read, de cortar dívidas e simplificar a rede global de agências de publicidade. As novas medidas foram no sentido inverso da estratégia de crescimento de seu antecessor, Martin Sorrell, que defendeu fortemente a manutenção da Kantar que, segundo analistas, teve um desempenho inferior ao restante da WPP nos últimos anos. O CEO da Kantar, Eric Salama, disse no mês passado que o novo acionista majoritário poderia procurar formas de acelerar o tempo de comercialização de dados e serviços, impulsionar o crescimento com clientes existentes e levar seus negócios mais para atividades digitais.
A WPP tem lutado para adaptar sua extensa rede global de mais de cem agências à medida que os clientes direcionam mais verbas para marketing digital e outras soluções tecnológicas. Nesse contexto, gigantes da internet como Facebook e Amazon têm cortado agências e oferecido ferramentas diretamente às marcas.
*Com Bloomberg
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