As 20 melhores campanhas de 2019 na visão dos criativos
Trabalhos foram eleitos por 101 líderes de criação das maiores agências brasileiras, na enquete realizada por Meio & Mensagem pelo oitavo ano consecutivo
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Alexandre Zaghi Lemos
20 de dezembro de 2019 - 6h00
Coragem e ousadia são as características mais marcantes da publicidade do Burger King, que têm como um dos principais alvos o líder de mercado McDonald’s. A ação “Anúncio Grelhado”, criada pela David São Paulo, sintetiza esse posicionamento provocativo. Uma das mais premiadas de 2019, com 9 Leões no Cannes Lions (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes), 2 Effies Awards Brasil e o Grand Prix de Mobile no Wave Festival, agora “Anúncio Grelhado” é eleita por 101 líderes criativos das maiores agências brasileiras como Campanha do Ano de 2019, na enquete realizada por Meio & Mensagem pelo oitavo ano consecutivo.
Para a construção do ranking, a reportagem ouviu presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, entre os dias 3 e 10 de dezembro. Foi pedido a cada um deles que fizessem listas individuais com as dez melhores ações de comunicação, em ordem de preferência.
Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns selecionaram menos campanhas, mas a maioria enviou votos completos e 145 ações foram mencionadas por pelo menos um jurado.
Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias. Desde que fossem criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro ou, em casos mais amplos, que o País estivesse incluído no target. No ranking das dez mais votadas, foram consideradas ações veiculadas em 2019 ou iniciadas no ano passado, desde que não tenham figurado na lista de melhores de 2018.
A ação “O filme infinito”, da Wieden + Kennedy para Old Spice, seria a oitava colocada de 2019 se já não tivesse sido a 18ª de 2018. Com grande repercussão neste ano, incluindo 3 Leões em Cannes e o Grand Prix de Film do Wave Festival, o filme somou 184 pontos neste ano — bem mais que os 52 conquistados logo após ser lançado, em dezembro do ano passado.
1ª: “Anúncio grelhado”, da David para Burger King – 497 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=jHBe6q6OWDI
2ª: “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike – 418 pontos
3ª: “Caverna do Dragão”, da DPZ&T para Kwid Outsider, da Renault – 377 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=kC9-bfsNne8
4ª: “A boneca que nunca pedi”, da Wieden + Kennedy para Nike – 348 pontos
5ª: “Méqui”, da DPZ&T para McDonald’s – 264 pontos
6ª: “Stranger Antenna”, da AKQA para Netflix – 263 pontos
7ª: “Goleiro distraído”, da Tech and Soul para Uber – 198 pontos
8ª: “If you drink right, you f*** right”, da Wieden + Kennedy para Skol Beats – 115 pontos
9ª: “Tapete de acessibilidade”, da GTB para Ford – 96 pontos
10ª: “Bluesman”, da AQKA para Baco Exu do Blues – 71 pontos
11ª: “Busca da Mãe” e “Busca do Filho”, da DPZ&T para Itaú – 67 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=RP7UUoO5kU4&feature=emb_logo
12ª: “COMA”, da AlmapBBDO para Getty Images – 65 pontos
13ª: “Seleção Feminina é Coisa Nossa”, da AlmapBBDO para Guaraná Antarctica – 64 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=8wsDd_MqXwM&feature=emb_logo
14ª: “Milhas do povo”, da Grey para o Reclame Aqui – 62 pontos
15ª: “Machado de Assis Real”, da Grey para a Faculdade Zumbi dos Palmares – 59 pontos
16ª: “#GoEqual”, da Africa para ONU Mulheres – 56 pontos
17ª: “Volvo Competitor’s Sale”, da Grey para a Volvo – 54 pontos
18ª: “Recrutamento”, da David para Burger King – 53 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=WWRY5Xr-5mE
19ª: “Pet Commerce”, da Ogilvy para Petz – 49 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=dEAQkHj25hg&feature=emb_logo
20ª: “Paraquedas”, da W+K para Elo – 48 pontos
Os eleitores, os profissionais responsáveis pela escola das melhores campanhas de 2018 e suas respectivas agências no momento do voto (entre 3 e 10 de dezembro): Adriano Abdalla (VML), Adriano Alarcon (Fbiz), Alan Strozenberg (Z515), Alessandra Sadock (Artplan), Alexandre Pagano (Energy BBDO), Alexandre Ravagnani (Repense), Alexandre Vilela (Havas+), Ana Castelo Branco (WMcCann), Andrea Siqueira (BETC/Havas), Anna Martha Silveira (FCB), Atila Francucci (Nova/SB), Bernardo Cople (Propeg), Beto Rogoski (Y&R), Caio Grafietti (Nova/SB), Carlos Fonseca (Tribal), Cesar Leite (Momentum), Claudio Lima (Cheil), Daniela Ribeiro (Artplan), Danilo Janjacomo (Wunderman Thompson), Denny Zatariano (Ref+), Diego Machado (AKQA), Domenico Massareto (Publicis), Douglas Kozonoe (Cheil), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Edgard Gianesi (David), Edu Lima (W+K), Eduardo Basque (Mestiça), Eduardo Rodrigues (Eou-MRM), Eduardo Salles (MullenLowe), Emerson Braga (Propeg), Fábio Barbato (McGarryBowen), Fabio Simões (FCB), Fabrício Pretto (David), Felipe Luchi (Lew’Lara\TBWA), Felipe Simi (Soko), Félix del Valle (Ogilvy), Fernando Duarte (AlmapBBDO), Fernando Piccinini (Rino com), Filipe Cuvero (Dentsu), Flávio Waiteman (Tech and Soul), Fred Siqueira (Ampfy), Gabriel Sotero (BETC/Havas), Guilherme Jahara (SunsetDDB), Gustavo Bastos (Onzevinteum), Gustavo Tirre (Artplan), Gustavo Victorino (Publicis), Hugo Rodrigues (WMcCann), Hugo Veiga (AKQA), Humberto Cunha (Santa Clara), João Caetano Brasil (Energy BBDO), João Passarinho Netto (Jotacom), Keka Morelle (Wunderman Thompson), Kevin Zung (WMcCann), Larissa Magrisso (W3haus), Laura Florence (Havas Health & You), Leo Corvo (Multisolution), Luis Constantino (Oliver), Marcelo Bruzzesi (Ampfy), Marcelo Lenhard (Hands), Marcelo Maia (McGarryBowen), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcelo Rizerio (CP+B), Marcelo Tripoli (McKinsey), Márcio Fritzen (Ogilvy), Marcio Juniot (SunsetDDB), Mentor Neto (Bullet), Nicolas Romano (Wunderman Thompson), Omar Caldas (We), Otavio Schiavon (Africa), Paulo Sanna (Mestiça), Paulo Voltolino (Multisolution), Pedro Guerra (Heads), Pedro Prado (Leo Burnett Tailor Made), Pedro Utzeri (Leo Burnett Tailor Made), PH Gomes (Greenz), Philippe Degen (Talent Marcel), Rafael de Miranda (Grey), Rafael Donato (David), Rafael Guaranha (SunsetDDB), Rafael Merel (Lew’Lara\TBWA), Rafael Pitanguy (Y&R), Rafael Urenha (DPZ&T), Rafael Ziggy (DPZ&T), Renato Butori (AlmapBBDO), Renato Cavalher (OpusMúltipla), Renato Jardim (Talent Marcel), Renato Simões (W+K), Renato Zandona (AKQA), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Almeida (Y&R), Rodrigo Resende (AlmapBBDO), Rodrigo Tortima (Grey), Rodrigo Viscontti (Ampfy), Rynaldo Gondim (Heads), Saulo Mileti (Publicis), Sergio Mugnaini (DPZ&T), Sleyman Khodor (Talent Marcel), Sophie Schonburg (Africa), Theo Rocha (Facebook), Tiago Lucci (Ref+) e Vico Benevides (GTB).
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