Assinar

BETC/Havas assume liderança no ranking Monitor, da Kantar

Buscar

BETC/Havas assume liderança no ranking Monitor, da Kantar

Buscar
Publicidade
Comunicação

BETC/Havas assume liderança no ranking Monitor, da Kantar

Impulsionada pela forte presença no SBT da Jequiti, empresa de cosméticos do Grupo Silvio Santos, agência ultrapassa a Y&R, que manteve o primeiro lugar por 15 anos


17 de fevereiro de 2020 - 6h00

Com campanhas protagonizadas por celebridades, Jequiti aumenta espaço ocupado no SBT

 

A análise de Meio & Mensagem sobre o ranking Monitor Evolution 2019, da Kantar Ibope Media, que foi fechando neste mês e lista as agências cujos clientes tiveram mais presença na mídia, coloca a BETC/Havas na liderança, numa inversão de posições em relação ao ano anterior com a Y&R, agora em segundo. É a primeira vez desde 2004, que a Y&R não aparece em primeiro.

Nova líder, a BETC/Havas, que já havia crescido 45% em 2018, avançou mais 15% em 2019. Entretanto, o desempenho da agência é impactado positivamente pela metodologia do Monitor Evolution, que computa os valores das tabelas que os veículos dizem cobrar, sem considerar os descontos normalmente negociados com agências e anunciantes. O cruzamento de dados do Monitor Evolution com os do Cenp-Meios, que soma os valores reais dos pedidos de inserções enviados pelas maiores agências do País aos veículos, mostra que essas negociações podem baixar preços de alguns meios em até 90%. Além disso, o Monitor Evolution inclui todos os espaços comerciais ocupados nos veículos, sejam eles gratuitos ou não.

relacionado(Crédito: iStock/ Fpm)

Todas iguais?

Embora isso distorça os valores absolutos de faturamento atribuídos às agências, o ranking continua sendo uma referência para o mercado na observação de quais marcas ocupam mais espaços comerciais nos meios de comunicação e também na comparação do desempenho de compra de mídia das grandes agências de um ano para outro (veja quadro abaixo).

O que ajudou no salto da BETC/Havas nos últimos anos foi a conquista, em 2017, da conta da Jequiti, empresa de cosméticos do Grupo Silvio Santos, que, desde então, aumentou consideravelmente a presença de suas marcas na programação do SBT. No Monitor Evolution, a Jequiti responde por cerca de 40% do faturamento da BETC/Havas. Sem considerar os valores de tabela do SBT para as inserções da fabricante de cosméticos do mesmo grupo, a agência cairia para a nona colocação.

Na divulgação oficial feita pela Kantar Ibope Media do ranking consolidado de 2019, além de constar unificada como BETC/Havas a partir de setembro, a agência ainda apareceu nos oito primeiros meses do ano separadamente, como Havas Worldwide e BETC. Isso ocorreu por uma razão burocrática: apesar de ter anunciado a fusão no início de 2017 e operar como uma só agência, a BETC/Havas oficializou a unificação junto a Kantar apenas no ano passado. Outro caso de fusão é o da Wunderman Thompson, que passou a ter dados consolidados em uma só agência pelo ranking em outubro. Antes disso, os valores de Wunderman e J. Walter Thompson foram reportados separadamente. No ranking anual, a Wunderman Thompson fechou 2019 na décima posição, com variação de -4,1% em relação a 2018. Nos dois casos, para tornar possível a análise de desempenho anual, a reportagem de Meio & Mensagem optou por unificar todos os valores atribuídos às duas agências, citadas no ranking abaixo como BETC/Havas e Wunderman Thompson, pois é assim que elas, de fato, operam no mercado.

Nos últimos anos, enquanto a Jequiti inflava o montante atribuído à BETC/Havas, diminuía a distância entre a Y&R e as demais agências que aparecem no topo da lista. Isso se deve, entre outras razões, à diminuição de presença na mídia da Casas Bahia, cliente da agência. Em 2011, por exemplo, o peso desta conta no valor final de faturamento da Y&R no Monitor Evolution foi de 55%. Em 2019, caiu para pouco mais de 20%.

Entre os destaques positivos de desempenho em 2019 nas primeiras posições do ranking estão a WMcCann, a We e a Multisolution. No caso da WMcCann, que saltou sete posições, da 12ª para a quinta colocação, o resultado do ano passado se deve principalmente às conquistas do exercício anterior. No início de 2019, a agência foi apontada por Meio & Mensagem como a melhor em novos negócios somados em 2018, entre os quais parte da verba do Banco do Brasil e a fatia de varejo da GM.

Já o impulso à Multisolution deve-se à chegada em janeiro de 2019 da verba da Marabraz, varejista com maior presença na mídia no ano passado. Além disso, a agência ganhou também a conta do Bob’s. Com isso, deu um salto de 12 posições no Monitor Evolution. A We não teve nenhuma conquista de grande porte, mas o conjunto de seus clientes aumentou a presença na mídia em quase 90%. No segundo pelotão, da décima a 20ª posições, o melhor desempenho de 2018 para 2019 foi da Z515, que esteia entre as 20 primeiras, na 14ª colocação.

Em contraponto, a maior queda entre as 30 primeiras do Monitor Evolution foi da My Agência, house da Hypera Pharma, que despencou da terceira para a 23ª posição. Em 2017, a companhia vendeu toda a sua divisão de cosméticos para se concentrar apenas no segmento farmacêutico.


*O ranking original da Kantar Ibope Media mostra os valores da BETC/Havas separados em Havas Worldwide e BETC até setembro, e consolidados nos quatro últimos meses do ano. Também aparecem separados até outubro os montantes de J. Walter Thompson e Wunderman, consolidados em Wunderman Thompson nos três últimos meses do ano. Nos dois casos a reportagem de Meio & Mensagem unificou todos os valores atribuídos às duas agências em BETC/Havas e Wunderman Thompson, que é, de fato, a forma como as empresas operam atualmente no mercado. Para elaboração de seu ranking, a Kantar Ibope Media considera os preços das tabelas que os veículos dizem cobrar pelos espaços publicitários, o que distorce os valores absolutos, por não levar em conta as negociações com agências e anunciantes, que podem baixar esses montantes em até 90%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ipiranga usa drones para formar rosto de Narcisa Tamborindeguy

    Ipiranga usa drones para formar rosto de Narcisa Tamborindeguy

    Iniciativa da rede aconteceu na noite de domingo, 9, no Rio de Janeiro, para destacar a embaixadora da marca

  • Dança das Contas: 99 Pay, Tinder, Castrol e outros

    Dança das Contas: 99 Pay, Tinder, Castrol e outros

    CP+B conquista a conta e 99 Pay, enquanto Ketchum terá três novos clientes em seu portfólio