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Comunicação

Mutato aponta tendências do mundo pós-Covid-19

Além da predominância do e-commerce, estudo também aponta quebra de resistência ao ensino à distância, experiência digitais de entretenimento e a busca por viagens mais curtas


19 de maio de 2020 - 10h51

Hábito de comprar pela internet deve prevalecer após a flexibilização das medidas de distanciamento, segundo estudo (Crédito: Pixabay)

Na tentativa de compreender as transformações que a atual pandemia do novo coronavírus trará na organização da sociedade, a Mutato lança o estudo “Novo Normal Pós-Covid-19”, que destaca comportamentos de consumo em diferentes segmentos da vida após a pandemia.

O estudo aponta que, assim como acontece em qualquer crise global de saúde, os efeitos da Covid-19 terão três estágios: Surto (marcado por esse período de quarentena, medidas de isolamento, crise no sistema de saúde e novos formatos de relações); Recuperação (contenção da pandemia e redução de casos, aliadas ao surgimento de novas formas de consumo e de responsabilidade social) e o Novo Normal (a retomada de novas rotinas com a ressocialização das pessoas).

A Mutato procurou avaliar as mudanças que devem surgir, em escala global, após a pandemia em diferentes áreas do comportamento humano e dos negócios, como Relacionamentos, Vida Social, Alimentos & Bebidas, Saúde Mental, Viagens, Economia, Mídia & Entretenimento, Trabalho, Saúde Física e outros. No campo da Mídia, por exemplo, o material aponta o crescimento de experiências digitais como festivais de música e eventos feitos por streaming.

Outras tendências passam pela recuperação da vida social e o aumento do desejo pelas conexões face-a-face, quebra da resistência com o ensino à distância, maior atenção à educação financeira, prevalência do comércio à distância e a melhora da logística de entrega, além da vontade das pessoas explorarem o mundo, especialmente em viagens mais curtas, e a adoção de novos produtos e roupas mais leves e confortáveis.

Os resultados completos da análise estão disponíveis na plataforma da agência, que contará com outros estudos a respeito das mudanças do comportamento humano e organização da sociedade. A cultura do cancelamento, o amor na pandemia e saúde mental estão entre os temas que serão analisados nas próximas edições.

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