TCU suspende publicidade do BB em site de fake news
Site denunciado pelo Sleeping Giants Brasil é alvo da medida do Tribunal de Contas da União
TCU suspende publicidade do BB em site de fake news
BuscarTCU suspende publicidade do BB em site de fake news
BuscarSite denunciado pelo Sleeping Giants Brasil é alvo da medida do Tribunal de Contas da União
Crédito: Divulgação
O Tribunal de Contas de União (TCU) suspendeu, após pedido do Ministério Público, as campanhas do Banco do Brasil que estavam sendo veiculadas em sites acusados de propagar notícias falsas. O colegiado do órgão tomou a decisão nesta quarta-feira, 27.
A determinação não atinge empresas detentoras de concessões públicas e nem seus sites ou redes sociais. Também estão livres da suspensão os jornais e revistas com mais de uma década de funcionamento.
Em seu pedido, o Ministério Público acusa o Banco do Brasil de transferir recursos para o financiamento de sites que se dedicam a produzir conteúdo divulgado amplamente como falso e, ainda, disseminar discurso de ódio. As peças em questão foram reproduzidas no site O Jornal da Cidade Online e expostas pelo perfil Sleeping Giants Brasil. Alertado pelo perfil, o banco retirou o site da lista de veículos que recebiam recursos.
Em seguida, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, publicou um post no Twitter acusando a diretoria do banco de suspender a peça. Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), também reclamou da suspensão. Depois disso, o site havia voltado a figurar na lista de veículos que recebem recurso do banco. Com a intervenção do TCU, o BB deixa de anunciar no referido site.
*Crédito da imagem no topo: DKosig/iStock
Compartilhe
Veja também
Grupo chinês investe R$1 bilhão nos serviços da 99 e anuncia retorno do 99Food no Brasil
Aplicativo foi lançado em 2019, mas teve suas operações descontinuadas em 2023; retorno do app está previsto ainda para este ano
Quais são os planos do Grupo de Planejamento sob nova gestão?
Diretoria da entidade sem fins lucrativos dará continuidade ao trabalho de formação e focará em novas parcerias para tornar disciplina mais acessível