Assinar

Cenp abre mais espaços para profissionais de marketing

Buscar

Cenp abre mais espaços para profissionais de marketing

Buscar
Publicidade
Comunicação

Cenp abre mais espaços para profissionais de marketing

Após ABA propor novo fórum de autorregulação, Cenp muda estatutos e inclui oito executivos de grandes anunciantes em suas principais instâncias de decisão


19 de março de 2021 - 11h00

Caio Barsotti: “Nenhuma entidade detém monopólio da representação do seu setor”

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) mudou seus estatutos para abrir mais espaços para a presença de profissionais de marketing em suas principais instâncias de decisão: os conselhos Superior e de Ética.

Além disso, ganhou maior protagonismo uma das dez entidades mantenedoras do Cenp, aquelas que podem nomear membros para os conselhos principais da entidade. Trata-se da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), que congrega profissionais de marketing e é presidida por Mauro Madruga, superintendente de mercado e operações da Unimed-Rio.

Madruga será um dos profissionais de marketing integrantes do Conselho Superior do Cenp. Além dele, outros quatro nomes já estão definidos para o mesmo conselho, indicados pela ABMN ou pelas demais entidades mantenedoras. São eles: Ariel Grunkraut, vice-presidente de vendas, marketing e tecnologia do Burger King; Igor Puga, diretor de marketing e marca do Santander; Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo; e Hermann Mahnke, diretor-executivo de marketing para a América do Sul da GM.

O movimento do Cenp é uma reação à saída do órgão, em janeiro, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e foi acelerado após a divulgação, nesta semana, de um documento no qual a ABA propõe a criação de um novo fórum para discussão da autorregulação, fora do Cenp. Desde a saída oficial da ABA, o Cenp vinha se movimentando para manter ativos na entidade as empresas anunciantes e executivos de marketing independentes, ocupando vagas em conselhos, comitês e grupos de trabalho. Em alguns casos, as cadeiras não são reservadas a entidades, mas a profissionais convidados.

“Nenhuma entidade tem absoluta representação de qualquer setor que seja. Nenhuma detém monopólio da representação do seu setor. Tanto que é verdade, que o Cenp congrega várias entidades que representam as agências e os veículos, e também várias que representam os profissionais de marketing”, diz o presidente do Cenp, Caio Barsotti, em entrevista ao Meio & Mensagem.

Segundo ele, as discussões internas sobre a reestruturação do Conselho e o trabalho da consultoria externa ToF se propõem a construir o melhor ambiente possível para acolher os que desejam participar das discussões sobre o mercado publicitário. A ToF – Traduzindo o Futuro tem como sócios o psicanalista e escritor Jorge Forbes e o ex-presidente do Grupo Estado, da Oracle e ex-diretor da Accenture Silvio Genesini. Contratada no final do ano passado, inclusive com a anuência da ABA, a consultoria tem feito diversas entrevistas com funcionários do Cenp e líderes do mercado, inclusive com anunciantes, sobre os atuais estatutos e normas, para guiar a reformulação do órgão de autorregulação.

A mudança nos estatutos foi aprovada em assembleia pelas entidades mantenedoras Abap, Abert, ABMN, Abooh, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapex e Fenapro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • “Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes

    “Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes

    Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro

  • FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência

    FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência

    A partir da criação do grupo Human to Human (H2H), a Luis Claudio e Paulo Leal entram para o mercado de business influencer marketing