Assinar

André França assume presidência e Hugo será chairman da WMcCann

Buscar

André França assume presidência e Hugo será chairman da WMcCann

Buscar
Publicidade
Comunicação

André França assume presidência e Hugo será chairman da WMcCann

Alterações passam a valer oficialmente em 1º de julho e não mudam o atual board da agência, que é a líder do ranking Cenp-Meios de compra de mídia no País


12 de abril de 2021 - 11h18

André França assume o posto de presidente da WMcCann e Hugo Rodrigues passa a executive chairman (crédito: divulgação)

A equipe e os clientes da WMcCann estão sendo comunicados nesta segunda-feira, dia 12, de importantes mudanças no comando da agência. O atual vice-presidente de dados e mídia, André França, passa a ocupar a presidência, enquanto o atual ocupante do cargo, Hugo Rodrigues, será executive chairman. As alterações passam a valer oficialmente em 1º de julho. Hugo Rodrigues responde como CEO da WMcCann desde novembro de 2017, após ter atuado por 18 anos na Publicis.

“A partir da minha nova função, passarei a focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos, interpretando tendências mundiais e locais, ajudando a traduzir os anseios dos nossos clientes em medidas que nos mantenham como uma empresa inquieta, atenta e inovadora, através de uma agenda que contemple o desenvolvimento humano, de uma cultura disruptiva e adaptável à velocidade das mudanças que estamos vivendo”, diz Hugo Rodrigues na comunicação interna enviada à equipe.

O board da WMcCann continua formado por Kevin Zung (COO), Renata Bokel (CSO), Vitor Lieff (CFO), Letícia Costa (diretora-executiva de operações), Marcio Borges (diretor-geral no Rio de Janeiro), Tato Bono (vice-presidente de produção), Alexandre Morais (diretor-geral em Brasília) e Paula Molina (diretora de recursos humanos).No comunicado, Hugo diz que foi um privilégio ter sido convidado pelo Grupo Interpublic, em 2017, para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann. No balanço que faz á equipe, ele ressalta que nesses três anos e meio em que foi CEO a agência aumentou a diversidade de seu time, ganhou 11 novas contas em nove meses, foi indicada ao prêmio de Agência do Ano no Caboré e conquistou seu 1º Leão de Prata em Cannes e o 1º Profissionais do Ano, da Rede Globo. No ranking do Cenp-Meios, divulgado na semana passada, a WMcCann é apontada como a maior compradora de mídia no Brasil em 2020.

Segundo Hugo Rodrigues, junto com o board global da McCann, a busca pela nova liderança foi iniciada no final de 2019. “Sempre digo que temos que ter pessoas melhores do que nós trabalhando com a gente, e desde o 1º dia que cheguei à agência, aprendi demais com o André França. Sua experiência multidisciplinar, inteligência digital, rapidez nas decisões, profissionalismo e caráter, somados a dedicação aos clientes, encantaram e encantam a todos que o conhecem e, claro, a todos que o entrevistaram para a posição.”

André França tem 25 anos de experiência no mercado publicitário. É formado em eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo, graduado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado no CEAG da FGV-SP. Começou a carreira na Loducca, onde foi um dos fundadores da agência digital Lov (posteriormente vendida para a Dentsu). Por oito anos, foi gerente de comunicação da Nestlé. Depois, voltou para a Lov como COO. Está na WMcCann já seis anos, e ocupa o atual cargo de vice-presidente de dados e mídia desde a chegada de Hugo Rodrigues, em 2017. Em 2019, André França foi indicado ao Caboré de Profissional de Mídia.

Leia, abaixo, a íntegra da carta enviada por Hugo Rodrigues aos funcionários da WMcCann:

Olá. Bom dia.

Antes de qualquer coisa, eu espero que você, seus familiares e amigos estejam bem. E que cada um em sua crença possa seguir pedindo por aqueles que estão precisando neste momento.

Quero dividir um acontecimento muito importante com você.

Me sinto orgulhoso em anunciar que a partir de 1º de julho de 2021, André França, nosso atual Vice-Presidente de Dados e Mídia, passará a ser o novo Presidente da WMcCann, e eu migrarei para a cadeira de Executive Chairman.

A partir da minha nova função, passarei a focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos, interpretando tendências mundiais e locais, ajudando a traduzir os anseios dos nossos clientes em medidas que nos mantenham como uma empresa inquieta, atenta e inovadora, através de uma agenda que contemple o desenvolvimento humano, de uma cultura disruptiva e adaptável à velocidade das mudanças que estamos vivendo.

Vou seguir acompanhando o André em sua gestão, lado a lado com o nosso time de liderança da agência – Renata Bokel (CSO), Vitor Lieff (CFO), Kevin Zung (COO), Letícia Costa (Diretora-executiva de Operações), Marcio Borges (Diretor-geral do RJ), Tato Bono (VP de Produção), Alexandre Morais (Diretor-geral de BSB) e Paula Molina (Diretora de RH).

Que honra e privilégio ter sido convidado pelo Grupo IPG, para suceder ninguém menos que Washington Olivetto, e ser CEO da agência nos últimos 3 anos e meio, ao lado de pessoas corajosas, generosas e apaixonadas, como você. Juntos, nós aumentamos a diversidade do nosso time, criamos uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo, e lutamos pelos nossos clientes como se lutássemos por nós mesmos, afinal nosso melhor resultado é o resultado dos nossos clientes. Como consequência, chegamos a ganhar 11 novas contas em apenas 9 meses, saltamos do 15º para o 3º lugar no ranking das mais importantes agências do país, fomos indicados ao prêmio de Agência do Ano no Caboré, conquistamos o 1º Leão de Prata, o 1º Profissionais do Ano, e distribuímos o 1º Décimo Quarto Salário para todos, na história da McCann no Brasil. E mesmo enfrentando um 2020 extremamente desafiador com o início da pandemia, recebemos com muita alegria a notícia de que somos a agência número 1 do País.

Nessa trajetória, um dos meus maiores desejos sempre foi ajudar na formação de novos líderes. No final de 2019, ainda antes da pandemia, senti que estava me aproximando do momento certo dessa evolução de liderança. Junto com o board global da McCann, com o nosso Presidente da América Latina, Fernando Fascioli, e com todo o apoio do board local, iniciamos o processo de busca pelo meu sucessor durante o ano passado, sabendo que isso leva tempo e requer um envolvimento cuidadoso com potenciais candidatos interna e externamente.

Sempre digo que temos que ter pessoas melhores do que nós trabalhando com a gente, e desde o 1º dia que cheguei à agência, aprendi demais com o André França. Sua experiência multidisciplinar, inteligência digital, rapidez nas decisões, profissionalismo e caráter, somados a dedicação aos clientes, encantaram e encantam a todos que o conhecem e, claro, a todos que o entrevistaram para a posição.

Com mais de 25 anos de experiência, André iniciou sua carreira na Loducca. No ano 2000, foi um dos fundadores da LOV (Loducca Virtual), uma das primeiras agências 100% digitais do Brasil. Um dia decidiu que queria entender as marcas pela visão e pelo lado do cliente, e aceitou o convite para ser gerente de comunicação da Nestlé, onde ficou por oito anos. Mas o bichinho da tecnologia tinha pego ele, e André voltou para a LOV como COO. Chegou na WMcCann há 6 anos, para desenvolver a área de e-commerce e digital da LATAM. Em 2017, quando eu cheguei à agência, tive o prazer de promovê-lo a Vice-Presidente de Mídia e Dados.

André tem sido um parceiro estratégico fundamental nesse momento tão camaleônico do mundo, onde dados, tecnologia e pandemia geram mudanças de comportamentos bruscas. O mercado não para de mudar e caminha a cada segundo para área de tecnologia e mensuração. E temos um craque nessa área. Sua liderança foi imprescindível para as conquistas das contas de Grupo Petrópolis, Centrum, Banco do Brasil e BNDES, para os Labs de Thrive (Nestlé) e QLab (Seara), e os núcleos de performance do BB e GM. Não à toa foi um dos 3 indicados ao Prêmio Caboré.

Convido vocês a se juntarem a mim para parabenizar o André por essa nova e importantíssima função. Trabalharei em estreita colaboração com ele e com vocês, tendo a certeza de que juntos levaremos a WMcCann e, principalmente, os resultados dos nossos clientes a patamares históricos hoje, amanhã e no futuro.

Muito obrigado.

Hugo

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público