Assinar

Em meio a incertezas, Liga faz campanha pelo carnaval de SP

Buscar

Em meio a incertezas, Liga faz campanha pelo carnaval de SP

Buscar
Publicidade
Comunicação

Em meio a incertezas, Liga faz campanha pelo carnaval de SP

Após várias cidades do estado anunciarem o cancelamento da folia, entidade defende os desfiles das escolas de samba em 2022


29 de novembro de 2021 - 6h00

Águia de Ouro foi a última campeã do desfile das escolas de samba de São Paulo, em 2020 (Crédito: Reprodução/Comunicação Liga SP)

Antes mesmo da descoberta da variante Ômicron ter colocado o planeta novamente em alerta para uma nova crise da Covid-19, as indefinições a respeito da retomada total das atividades nos próximos meses voltaram a surgir. Após a publicação de diversas notícias a respeito de novas ondas da doença em países europeus, o Brasil, que está próximo de atingir a marca de 615 mil mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia, voltou a questionar se será possível manter as programações de reveillón e, sobretudo, do carnaval 2022.

Festa mais popular do País e, por isso mesmo, sinônimo de multidão, o carnaval de 2022 vêm sendo muito esperado pelos envolvidos na festa, que tiveram de passar o ano de 2021 em branco devido ao cancelamento de todos os desfiles, blocos e festas. Após o avanço da vacinação pelo País e a abertura dos eventos, os segmentos envolvidos na folia veem em 2022 a oportunidade de recomeçar a recuperar os prejuízos e retomar a normalidade. Na semana passada, porém, cerca de 70 cidades do estado de São Paulo anunciaram o cancelamento das festas de carnaval do próximo ano. O principal argumento dado por esses municípios é de que as festas poderiam gerar aglomerações e, consequentemente, contribuir para a alta de casos de Covid-19.

Diante dessa situação – e do aumento do debate a respeito da realização ou não da festa mais popular do País – a Liga das Escolas de Samba de São Paulo iniciou uma campanha em prol da realização dos desfiles. Com o nome de Manifesto: Diga SIM ao Carnaval da Vida em 2022, o apelo da Liga lembra que, em 2021, “apenas o silencioso vazio da pista e das arquibancadas desfilou no sambódromo do Anhembi” e que, nas ruas e em outros locais, a festa não foi realizada pelo bem coletivo. A entidade continua dizendo que “neste momento de retomada da econômica e, consequentemente, das atividades carnavalescas, um tímido movimento quer negar a volta das práticas carnavalescas, justificando com inúmeros argumentos falhos e apelando ao ‘respeito’ pela tragédia que passou por nós de forma avassaladora.” O manifesto está sendo divulgado no site e nas redes sociais da Liga das Escolas de Samba.

 

(Crédito: Reprodução)

A Liga segue ressaltando a importância cultura e social do carnaval e destaca que os desfiles das escolas de samba são um espetáculo a céu aberto. “Em outras palavras, o evento é como um show com plateia sentada, como um jogo de futebol com torcida ou como a Fórmula 1”. Esses tipos de atividades citadas pela Liga já têm autorização para serem realizadas com público total em São Paulo desde 1º de novembro.

O texto continua defendendo a realização dos desfiles no Anhembi destacando que, se o evento acontecesse hoje, haveria “distanciamento social, higienização de ambientes e mãos rigorosa, uso de máscara cobrindo nariz e boca e apresentação do Passaporte da Vacina, que são os protocolos vigentes no estado”. A Liga reforça que manter a festa não é um desrespeito à memória das vítimas da Covid-19 e relata algumas ações sociais praticadas pelas agremiações durante esses meses de pandemia.

A Liga finaliza o manifesto declarando que “Sâo Paulo empregou todos os esforços no enfrentamento da pandemia. Agora, o caminho para a retomada passa pela cultura. Diga SIM ao Carnaval. Diga NÃO ao negacionismo, à irresponsabilidade, ao elitismo e ao preconceito contra a cultura popular.”

A decisão sobre a realização do carnaval na capital paulista ainda não foi tomada. De acordo com a prefeitura, a decisão será tomada pela vigilância sanitária.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil

    Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil

    Plataforma de vendas ainda não tem uma data confirmada para desembarcar no País, mas mercado prepara estrutura

  • Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us

    Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us

    Eriberto Leão foi o escolhido para protagonizar a campanha da Jeep para promover a segunda temporada da produção original da HBO