WPP: situação na Ucrânia ofusca projeções otimistas
Mark Read afirma que investimento publicitário deve se manter forte apesar do cenário de instabilidade geopolítica; grupo espera crescer 5% em 2022
WPP: situação na Ucrânia ofusca projeções otimistas
BuscarWPP: situação na Ucrânia ofusca projeções otimistas
BuscarMark Read afirma que investimento publicitário deve se manter forte apesar do cenário de instabilidade geopolítica; grupo espera crescer 5% em 2022
Isabella Lessa
24 de fevereiro de 2022 - 11h13
Divulgado nesta quinta-feira, 24, o balanço financeiro do WPP relativo a 2021 foi ofuscado pela guerra da Rússia contra a Ucrânia. As ações do FTSE 100, índice composto pelas cem maiores empresas listadas na bolsa de valores de Londres, recuaram 7%.
Apesar da instabilidade geopolítica, a holding espera crescer 5% em 2022. Segundo o CEO Mark Read, o ano de 2021 foi o que apresentou o crescimento orgânico mais rápido em 20 anos. A receita líquida cresceu 3% em relação a 2019 e 13,3% em relação a 2020.
A receita orgânica do quatro trimestre cresceu 10,4% ante 2020 e 3,6% na comparação com o mesmo período em 2019.
Com isso, a margem operacional da companhia subiu de 12,9% em 2020 para 14,4%. O EBITDA teve aumento de 18,2, o que possibilitou lucro de US$ 2,4 bilhões.
“Foi um ano excepcional para o WPP. Nosso crescimento, impulsionado por fortes demandas pelos nossos serviços em marketing digital, mídia, e-commerce e tecnologia, resultou em nosso crescimento orgânico mais rápido em 20 anos. Como resultado, estamos dois anos à frente do planejado, atingindo nossa meta de receita para 2023 em 2021”, afirmou Read, em comunicado.
Situação da Ucrânia
O CEO enviou um comunicado interno a todas as agências da companhia expressando preocupação com os eventos na Ucrânia. O WPP possui 200 funcionários no país europeu, distribuídos em empresas como GroupM, Wunderman Thompson, Hill+Knowlton, VMLY&R e Ogilvy.
“Temos trabalhado muito próximos às nossas lideranças na Ucrânia há algum tempo e estamos fazendo o que podemos para apoiar nossas pessoas nessa situação que é muito fluida e profundamente preocupante”, disse o executivo.
Ele também informa que a companhia está oferecendo apoio financeiro para as pessoas que trabalham no país, assim como orientações e assistência em caso de evacuação e realocação de Kiev para outras regiões da Ucrânia ou outros países.
*Crédito da imagem do topo: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp
Agência passa a cuidar da comunicação de Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway, antes atendidas por David, Africa e Dentsu
Enterogermina traz sósias de famosos para reforçar a originalidade
Sósias de Cláudia Leitte, Flavinha Saraiva e Jacquin protagonizam comunicação nas redes sociais, criada pela WMcCann