Wendy Clark deixa posto de CEO global da Dentsu
Profissional assumiu a posição há dois anos; board da companhia diz estar traçando um plano de longo prazo para a operação, que será divulgado em breve
Wendy Clark deixa posto de CEO global da Dentsu
BuscarWendy Clark deixa posto de CEO global da Dentsu
BuscarProfissional assumiu a posição há dois anos; board da companhia diz estar traçando um plano de longo prazo para a operação, que será divulgado em breve
Por Bradley Johnson e Brian Bonilla, do Advertising Age
Wendy Clark deixa a posição de CEO global da Dentsu International depois de dois anos exercendo a função. A saída da executiva norte-americana ocorre em meio a uma reestruturação que a companhia está fazendo e que deve resultar na junção entre as operações ocidental e oriental.
Um porta-voz da companhia declarou que lideranças executivas globais estão trabalhando em um plano de longo prazo para o grupo. “Estamos confiança de que isso contribuirá com nosso progresso em impulsionar crescimento e gerar impacto para os clientes. Entraremos em mais detalhes à medida que avançamos nesse processo”.
Há dois anos Wendy trocava a DDB pela Dentsu e, desde então, a holding promoveu uma série de consolidações, como a que uniu DentsuMB, 360i e Isobar, todas sob a marca Dentsu. Sob a gestão da norte-americana, as 160 agências globais da companhia foram reduzidas a seis, enquanto as 11 operações de mídia foram enxugadas para quatro empresas.
Na época desses movimentos, a holding alegou que estava enfatizando as origens japonesas da companhia. Em junho, durante o Cannes Lions, Wendy disse que esse legado inspirou uma visão para a criatividade moderna, nascida no Japão, e desenvolvida em um mundo conectado.
Antes da Dentsu, Wendy atuou como presidente e CEO da DDB América do Norte, onde comandou a construção de We Are Unlimited, agência customizada para o McDonald’s. Quando ela saiu da rede, John Wren, CEO e chairman do Omnicom, holding à qual a DDB pertente, declarou: “Ficamos um pouco chocados quando Wnedy Clark decidiu que iria embora em meio a uma crise”. Na ocasião, a companhia estava enfrentando a crise provocada pelos primeiros meses de pandemia, que resultaram em perdas de negócios. Ela também ocupou posições de liderança executiva em anunciantes como AT&T e Coca-Cola.
Estrutura da Dentsu
Até o momento, o Dentsu Group operou por meio de duas redes de agências: Dentsu Japan Network, que abarca as operações do grupo no Japão, e Dentsu International, que responde por todas as empresas da holding nos demais mercados.
Baseada em Londres, a Dentsu International, ex-Dentsu Aegis Network (DAN), coordenou operações de fora do Japão como a Aegis Media, antes chamada de Aegis Group, até ser adquirida em 2013. Em setembro de 2020, o Dentsu Group mudou o nome do grupo DAN para Dentsu International.
Na última década, a companhia investiu expressivamente para construir uma rede internacional.
No ano passado, a Dentsu International obteve receita de US$ 5,1 bilhões, enquanto a Dentsu Japan alcançou receita de US$ 3,5 bilhões, de acordo com dados do Ad Age Datacenter. Os dados consideram as agências criativas e de mídia.
Ao excluir as operações de mídia, a Dentsu japonesa e a Dentsu International ocupam o sexto e sétimo lugar no ranking das redes de agências do Ad Age, respectivamente.
A consolidação das redes ocorre um ano depois que o grupo decidiu revisar e acelerar seu programa de transformação do negócio, focado em simplificação, redução de gastos operacionais e equilíbrio de valores para com os acionistas.
O Dentsu Group hoje é a sexta maior holding global, atrás de WPP, Omnicom, Publicis Groupe, Accenture Song e Interpublic.
Compartilhe
Veja também
Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade
Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação
KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados
A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros