Assinar

Effie Index: AB Inbev e Omnicom desbancam titulares e vão para primeiro lugar

Buscar

Effie Index: AB Inbev e Omnicom desbancam titulares e vão para primeiro lugar

Buscar
Publicidade
Comunicação

Effie Index: AB Inbev e Omnicom desbancam titulares e vão para primeiro lugar

AB Inbev estreia no ranking como anunciante mais eficaz depois de quatro anos da Unilever no topo; Omnicom vai para primeira posição depois de nove anos de WPP invicto


28 de setembro de 2022 - 7h00

Joel Santana na campanha “Eurolampions”, de California e Africa para Brahma, que ganhou um Effie na edição brasileira de 2021 (Crédito: Divulgação)

O Effie Worldwide divulga, nesta quarta-feira, 28, o Effie Effectiveness Index de 2021. Anual, o ranking destaca holdings, companhias, marcas e agências que mais se destacaram por meio de trabalhos de marketing eficazes.

AB InBev e Omnicom são, respectivamente, anunciante e grupo de agências mais eficazes da lista. De acordo com Traci Alford, CEO global do Effie Worldwide, a compilação reflete resultados obtidos durante um dos períodos mais desafiadores da história recente.

“As marcas e agências incluídas nesses rankings demonstraram comprometimento para com a eficácia no marketing e representam tenacidade, agilidade e criatividade na nossa indústria”, disse a executiva, em nota.

Confira as empresas que mais se destacaram no Effie Index:

Anunciantes
Top 5: AB InBev, Unilever, Pepsico, McDonald’s, Procter & Gamble

Com trabalhos para marcas como Brahma, Cerveza Nuestra Siembra e Michelob Ultra, a AB Inbev ocupa pela primeira vez o posto de Anunciante Mais Eficaz. Em 2020, a companhia ficou no Top 5. Depois de quatro anos no topo, Unilever cai para a segunda posição, enquanto Pepsico sobre duas posições em relação a 2020. McDonald’s e P&G retornam ao pódio das cinco primeiras.

Já a Coca-Cola sai do Top 10 pela primeira vez, enquanto Nestlé, Mondelēz International, Reckitt Benckiser, Burger King e Governo da Nova Zelândia completam o Top 10 ocupando da sexta à décima posição, respectivamente.

Marcas
Top 5: McDonald’s, Burger King, KFC, Entel, Chevrolet

O McDonald’s passou da segunda para a primeira posição, enquanto o Burger King saltou cinco posições e o KFC manteve-se em terceiro lugar.

IKEA, Mastercard, Pepsi, Every Kiwi Vote Counts vêm na sequência, No décimo lugar há um triplo empate com LifeBuoy (Unilever), Poker (AB InBev) e Santander.

Holdings
Top 5: Omnicom, WPP, IPG, Publicis Groupe, Dentsu

O Omnicom desbanca o WPP pela primeira vez desde 2012, graças às conquistas de BBDO, DDB e TBWA. A primeira vez que a holding encabeçou o ranking foi na estreia do Index, em 2011. IPG, Publicis e Dentsu mantêm as mesmas posições desde 2016.

Redes
Top 5: McCann Worldgroup, BBDO Worldwide, Ogilvy, DDB Worldwide, OMD

Pelo quarto ano consecutivo o McCann Worldgroup lidera a lista. Em 2021, a rede de agências conquistou 4 Grand Effies, como o “The Bread Exam”, da FP7 McCann Dubai e McCann Paris para a Fundação de Câncer de Mama do Líbano.

Agências
Top 5: FP7 McCann Dubai, DDB Colômbia, McCann Tel Aviv, Sancho BBDO, McCann Worldgroup Índia

Três agências do McCann Worldgroup estão no Top5, enquanto a DDB Colômbia estreia no ranking pela primeira vez, consequência de Ouros para marcas como AB InBev e América Móvil. A BBDO se mantém em quarto lugar.

Agências Independentes
Top 5: Special Group, GUT Buenos Aires, Gres Todorchuk, Interaction, Suno United Creators

A neozelandesa Special Group retorna ao Top 10 e ocupa o primeiro lugar pela primeira vez. A Gut Buenos Aires estreia entre as dez mais na segunda posição – a agência conquistou o Grand Effie da competição argentina com “Pymes”, para Mercado Livre. A ucraniana res Todorchuk estreia no ranking, enquanto Interaction, da Costa Rica, e a brasileira Suno ocupam quarto e quinto lugares, respectivamente.

Metodologia

No início do ano, a organização do evento anunciou uma alteração no método de cálculo dos rankings. O sistema de ranqueamento reconhece não apenas ganhadores, mas finalistas do prêmio. Todos esses dados são concedidos pela rede global de parceiros do evento e apenas finalistas e vencedores que atendem aos critérios do Effie Worldwide podem ser incluídos no Index.

A atualização ocorre após um ano de pausa do Effie Index, como resultado dos diversos programas do Effie Awards que foram suspendidos em 2020. O último compilado reflete o desempenho de mais 4.500 finalistas e vencedores na etapa global, em quatro etapas regionais e em 47 competições do Effie ao redor do mundo, de janeiro a dezembro de 2021. Mais detalhes sobre como o ranking é feito podem ser encontrados no site do Effie Index.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria