CCSP consagra ?República Popular do Corinthians?
Case da F/Nazca para Nike ficou com 4 dos 14 Ouros distribuídos pelo 36º Anuário
CCSP consagra ?República Popular do Corinthians?
BuscarCCSP consagra ?República Popular do Corinthians?
BuscarCase da F/Nazca para Nike ficou com 4 dos 14 Ouros distribuídos pelo 36º Anuário
Alexandre Zaghi Lemos
12 de maio de 2011 - 9h45
O Clube de Criação de São Paulo entregou os prêmios aos vencedores do seu 36º Anuário nesta quarta-feira, 11, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O grande destaque da noite foi o case “República Popular do Corinthians”, criado pela F/Nazca S&S para Nike, que ficou com 4 dos 14 Ouros concedidos pelos júris. O desempenho fez da Nike o Anunciante do Ano.
Os Ouros vieram das áreas de Campanha Integrada, Design, Material Promocional e Website. O case faturou ainda três Pratas em Mídia Exterior – Ambiente; pelo texto da “Carta Magna” na área técnica de Imprensa; e em Filmes para Outras Telas.
A ação consiste no lançamento do conceito de República, que norteou as iniciativas de marketing do Corinthians no ano passado, partindo do princípio que os 30 milhões de torcedores do time formam uma nação maior que muitos países. A campanha integrada envolveu diversas frentes, como internet, TV, ações promocionais (com forte apelo em redes sociais), marketing direto, distribuição de camisas e até um kit com certidão de nascimento e um passaporte que é carimbado a cada jogo. A campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea para o clube com a ajuda de corintianos famosos. Em um evento público, o então presidente Lula recebeu e vestiu a “faixa presidencial”. O apresentador Silvio Santos exibiu, orgulhoso, em seu programa de TV a sua “certidão de nascimento” e o seu “passaporte” da República Popular do Corinthians.
O festival do 36º Anuário do CCSP recebeu 2.570 inscrições. Júris que reuniram 104 profissionais selecionaram 445 peças para o shortlist, sendo que 299 delas entraram para a publicação por terem recebido Ouros, Pratas, Bronzes ou Prêmios Anuário (peças que não ganharam troféus mas foram selecionadas para integrar o livro). O livro também incluirá no Hall da Fama o diretor de arte Mauro Perez, um dos profissionais mais premiados da publicidade brasileira, sobretudo no período de 14 anos em que esteve na Talent, agência que deixou em 2002.
Outro prêmio especial foi a Estrela Verde, concedida a melhor campanha beneficente e entregue para a Lew’Lara\TBWA pelo case “Praia Exclusiva”, desenvolvido para o Instituto Akatu.
Confira, a seguir, os premiados com Ouros e Pratas no festival do 36º Anuário do CCSP:
Campanha Integrada
Ouro
“República Popular do Corinthians”, da F/Nazca para Nike
TV & Cinema
Ouro
“Preto & Branco”, da BorghiErh/Lowe para Unilever
Pratas
“Fatos Argentina” e “Fatos Uruguai”, da Talent para Alpargatas
“Agroboys”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan
Técnica/TV – Direção
Ouro
Claudio Borrelli, por “Avião (Natal)”, da AlmapBBDO para O Boticário
Pratas
Pedro Becker, por “Ovelha Nuvem”, da AlmapBBDO para Volkswagen
Clóvis Mello, por “Argentinos no Samba”, da F/Nazca para Skol
Técnica/TV – Direção de Arte
Ouro
“Cidade Mágica”, da Leo Burnett para Fiat
Prata
“Avião (Natal)”, da AlmapBBDO para O Boticário
Técnica/TV – Fotografia
Ouro
Ted Abel, por “Avião (Natal)”, da AlmapBBDO para O Boticário
Pratas
“Narcisos”, da F/Nazca para Honda Automóveis
“Igrejas”, da Giovanni+Draftfcb para Canon
Técnica/TV – Trilha
Ouro
Hilton Raw, por “Korama”, da AlmapBBDO para Volkswagen, com trilha da Raw Produtora de Áudio
Prata
Hilton Raw, por “Tigres”, da AlmapBBDO para Volkswagen, com trilha da Raw Produtora de Áudio
Técnica/TV – Animação
Ouro
“Unidunite”, da Leo Burnett para Fiat
Prata
“Ovelha Nuvem”, da AlmapBBDO para Volkswagen
Filmes para Outras Telas
Ouro
“República Popular do Corinthians”, da F/Nazca para Nike
Imprensa – Formatos Convencionais
Ouro
“Música. Entenda do que é feita (Amy, Bono, Eminem, Marilyn e Britney)”, da AlmapBBDO para Billboard
Prata
“Sala de Aula”, “Sala de Reunião” e “Biblioteca”, da F/Nazca para Café Suplicy
Técnica/Imprensa – Texto
Prata
“Carta Magna”, da F/Nazca para Nike
Técnica/Imprensa – Direção de Arte
Pratas
“Tarsila do Amaral”, da F/Nazca para Pinacoteca do Estado de São Paulo
“Música. Entenda do que é feita (Marilyn)”, da AlmapBBDO para Billboard
Técnica/Imprensa – Ilustração
Prata
“Sala de Aula” e “Sala de Reunião”, da F/Nazca para Café Suplicy
Técnica/Imprensa – Fotografia
Ouro
“Aero” e “Ambulante”, da F/Nazca para Skol
Prata
“Video Store (‘Não ter…’, ‘Multas por…’ e ‘Sair de casa…’)”, da DM9DDB para Terra
Rádio
Ouro
“Amigos”, “Casal” e “Filha”, da AlmapBBDO para Saveiro, da Volkswagen
Pratas
“Dial”, da Lew’Lara\TBWA para Cultura Inglesa
“Banheiro”, “Sala” e “Quarto”, da BorghiErh/Lowe para Etna
Design – Branding
Ouro
“Identidade corporativa da República”, da F/Nazca para Nike
Prata
“Calendário”, da DM9DDB para Companhia Athletica
Design – Design Gráfico
Prata
“Clássicos da Twitteratura Brasileira”, da Santa Clara para Suzano Papel e Celulose
Marketing Direto – Campanhas
Prata
“A gente entrega o seu download”, da Age Isobar para Cine 24 Horas
Material Promocional
Ouro
“Vitrine amor à camisa”, “Kit República”, “Faixa presidencial” e “Pôsteres (Ronaldo, Elias, Ralf, Roberto Carlos e Dentinho)”, da F/Nazca para Nike
Pratas
“Você bem na foto”, da Leo Burnett para Koleston
“Swatch Wristbands”, da Publicis para Lisa Logística Integrada Sulamericana
Digital 1 – Publicidade Online
Ouro
“Árvore de Chocolate”, da Ogilvy para Kraft
Prata
“Rasante”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas
Digital 2 – Websites & Microsites
Ouro
“República Popular do Corinthians”, da F/Nazca para Nike
Prata
“Odisséia Skol”, da F/Nazca para Skol
Digital 3 – Ferramentas Interativas & Mobile
Pratas
“Fox Comments”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“Cara a Cara”, da DM9DDB para Estrela
Digital 4 – Online Brand Content
Pratas
“Esse Troller é seu?”, da JWT para Troller
“Ferrorama”, da DM9DDB para Estrela
Técnica/Digital – Dir. Arte/Design de Interface
Prata
“Odisséia Skol”, da F/Nazca para Skol
Mídia Exterior/Ambiente
Ouro
“Música. Entenda do que é feita (Máquina)”, da AlmapBBDO para Billboard
Pratas
“Faixa Presidencial”, da F/Nazca para Nike
“Ola Lenticular”, da JWT para Coca-Cola
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024