Vivo faz clipe para ?Eduardo e Mônica?
Operadora aproveita Dia dos Namorados para lançar filme de quatro minutos, feito pela O2, nos cinemas
Operadora aproveita Dia dos Namorados para lançar filme de quatro minutos, feito pela O2, nos cinemas
Edianez Parente
7 de junho de 2011 - 12h07
Demorou 25 anos, e 15 desde a morte do cantor e compositor Renato Russo, líder do Legião Urbana, até que um dos seus maiores hits, “Eduardo e Mônica” fosse resgatado para o universo dos videoclipes. A Africa, agência da operadora Vivo, arquitetou, acordou com a família de Russo e a O2 filmou, com a direção de Nando Olival. O resultado é um vídeo de quatro minutos, que traz o casal-romântico que tinha tudo para dar errado e se transformou no símbolo do romantismo do rock brasileiro dos anos 80, na nova campanha institucional da operadora.
Diz a letra que “Eduardo e Mônica trocaram telefone e depois telefonaram”. Nada mais pronto para um roteiro adaptado para os dias de hoje, quando o casal de protagonsitas se conhece, troca celular, manda mensagens, utiliza tablets, joga videogames, usa celular para tirar fotografia. Eduardo, que segundo a letra ainda estava “nas aulinhas de inglês”, também utiliza na produção o serviço de mobile Kantoo, oferecido pela Vivo, para prática do idioma no tablet.
Tudo ao ritmo de videoclipe. Cris Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, conta que a ação dá continuidade à linha da empresa, em investir em branded content, a exemplo do que tinha feito em 2010 quando lançou um filme com o rei Pelé. O filme estreia nos cinemas na sexta-feira, 10, para aproveitar o fluxo de casais às salas de exibição no Dia dos Namorados, ficando durante uma semana. Ao mesmo tempo, estreia a partir desta quinta-feira, 8, nas redes sociais, na fan page da Vivo no Facebook, e no YouTube, entre outros canais. Também entrará nos principais portais. “O filme foi mesmo feito para a Internet. E com certeza será o mais caro do ano feito para a web”, diz a executiva, sem no entanto precisar as cifras para o comparativo. Lembra ela que a assinatura da grife O2 (produtora que tem como um dos sócios o diretor Fernando Meirelles), já responde por boa parte do investimento.
Sergio Gordilho, presidente da Africa, explica que a idéia era desde o início produzir um viral mesmo, já que não “não há como sustentar um comercial de quatro minutos na televisão”, e não faria sentido cortar a canção. Ele conta que conversou com a mãe de Renato Russo, dona Carminha, que deu toda a aprovação para a obra, inclusive chancelando a escolha do casal-título e pedindo para seu nome figurar ao lado do marido, também Renato, nos letreiros do final, junto aos nomes de outros pares.
A autoria da música é 100% de Renato Russo e os direitos editoriais da canção foram negociados junto à EMI Publishing. Já os direitos fonográficos – é o fonograma original que toca no videoclip – foram autorizados pela família de Russo e também pelos demais integrantes do Legião – Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. De acordo com Carlos Taran, empresário de Dado e Bonfá para os assuntos do Legião, ambos adoraram o clipe.
A Vivo ainda estuda como irá disponibilizar o clipe para seu clientes usuários de smartphones pela sua rede. Questões de direitos autorais envolvendo execução de músicas como toques de celular e download no mercado brasileiro seguem ainda um problema de dificil solução para as operadoras.
De qualquer forma, para assistir ao clipe pelos dispositivos móveis, ainda será mais fácil acessar as redes sociais pela internet.
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