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Comunicação

Diversidade dos cabelos femininos

Natura investe na divulgação da linha Plant reforçando a relação da mulher com seus cabelos


17 de outubro de 2011 - 12h33

Com o tema “Você muda, a gente cuida”, a Natura lançou campanha, criada pela­ Taterka, para os produtos para cabelos Plant. Essa é a primeira vez que a empresa investe na divulgação televisiva desta linha que está no mercado há sete­ anos. O filme (veja abaixo) procura destoar do que é tradicional neste segmento, já que não mostra os efeitos químicos provocados pelo produto. “É quase um manifesto contrário às indústrias desses produtos que mostram o cabelo por dentro”, frisa Eduardo­ Simon, sócio e diretor de operações da Taterka. “Para fazer o comercial buscamos a personalidade da Natura, que é mostrar as pessoas do dia a dia, os cabelos do cotidiano”, completa.

A música que embala o filme retrata o cuidado e o carinho que as mulheres têm com seus cabelos, enquanto as imagens mostram 16 personagens com diferentes visuais. A trilha composta pelo redator Maneco Pires, da Taterka, é interpretada por Marina Santana, cantora que faz parte do casting da produtora Banda Sonora. 

Outros passos da campanha são dados na internet. A ID\TBWA, agência digital da marca, é responsável pela criação da fanpage da linha Natura Plant no Facebook. “Desenvolvemos algo único na rede social que é a marcação de amigos no vídeo”, explica Igor Puga, diretor executivo da agência. O filme disponível na página é o mesmo comercial veiculado na televisão. No Facebook é possível marcar os amigos em cada mulher retratada. “Para não ficar sem ligação, colocamos 11 temas para a pessoa escolher. Desta forma, é possível marcar uma amiga naquela mulher, porque me lembrei dela no dia de uma festa, por exemplo”, complementa.

Outra etapa adicional é a ação que aconteceu no último final de semana nas salas de cinema do Shopping Market Place, em São Paulo. Quem comprou dois ingressos pela internet foi impactado com um pop up da marca convidando-o a gravar um vídeo em homenagem a mulher que ele levaria ao cinema. Antes do filme, alguns vídeos foram exibidos, e a agência gravou a reação das mulheres homenageadas e vai transformar em virais para a internet. 

Para chamar a participação das pessoas­ ao aplicativo do Facebook, a ID desenvolveu ainda um concurso. Até o fim de outubro, as 50 mulheres que forem mais marcadas ou que mais marcarem amigas no vídeo serão homenageadas em um anúncio que será veiculado na revista Gloss. “É uma campanha completa e divertida, porque tem vários meios de veiculação. Começa na internet, vai para o cinema, volta para a internet e depois vai para a revista. Tudo isso enquanto o filme está na TV”, argumenta Puga.

Para a diretora de comunicação e marketing­ da Natura, Monica Gregori, esse movimento tem dois pontos fundamentais: “A campanha só aconteceu porque conseguimos encontrar um conceito que seguisse a mesma linha dos demais produtos da Natura. Não damos enfoque para a parte funcional do produto. Ela é importante, mas as dimensões emocional e filosófica são mais. É um conceito libertador para as mulheres. E essa estratégia, obviamente, será sustentada por um longo tempo”, ressalta.

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