Heineken explica ?Um balão por curtir?
Criada pela W+K São Paulo, ação mobilizou equipe da ParanoidBR para filmar 31 vídeos em um dia
Criada pela W+K São Paulo, ação mobilizou equipe da ParanoidBR para filmar 31 vídeos em um dia
Meio & Mensagem
2 de abril de 2012 - 9h00
A partir de um briefing simples, a W+K São Paulo criou uma ação muito peculiar para Heineken em janeiro – agora, o case ganhou um vídeo explicativo (assista abaixo). A partir do pedido de bolar uma campanha para celebrar a marca de 1 milhão de fãs alcançados pela Heineken no Facebook, a agência sugeriu que publicar um vídeo na rede social – e que a cada “curtir” amealhado por ele, uma bexiga verde fosse enchida. Além disso, as interações com usuários da rede social, como comentários dos fãs sugerindo alguma ação, seriam filmadas, transformando-se em vídeos curtos, produzidos e postados no Youtube em tempo real. “Ao final de seis horas, tínhamos 10 mil likes”, diz Ícaro Doria, diretor de criação da W+K São Paulo.
Heineken from Dulcidio Caldeira on Vimeo.
A ação aconteceu no início de janeiro e mobilizou cerca de 15 pessoas – incluindo equipe de gravação (comandada por Dulcídio Caldeira) e os enchedores de balões. A “locação” foi o bar interno da sede da Heineken em São Paulo, convertido numa sala de reunião. Conforme o dia se passava, o local ia sendo tomado por balões verdes. Ao final de seis horas de gravação, já não era possível enxergar os móveis e o chão. “Esse tipo de ação é cada vez mais necessária”, afirma Caldeira. “A internet permite isso e uma ideia dessas torna a comunicação mais moderna.”
O diretor afirma, ainda, que perdeu a conta do número de balões enchidos – Doria, da W+K São Paulo, afirma terem sido 10 mil. Agora que o vídeo-case está disponível, resta saber se a ação terá a mesma sorte que o filme Balões, concebido e dirigido por Caldeira para a MTV. O vídeo lhe rendeu, entre outros prêmios, três leões em Cannes em 2011.
Compartilhe
Veja também
Dez cases do Brasil concorrem ao Effie Global Best of the Best
País empata com os EUA em número de finalistas e seis campanhas que concorrem ao prêmio são da AlmapBBDO
Após fim da marca Embratel, Claro apresenta Claro Empresas
Comunicação reflete a integração das duas marcas e destaca seu novo posicionamento no mercado empresarial