Assinar

Conar pede alteração em campanha da Fiat

Buscar

Conar pede alteração em campanha da Fiat

Buscar
Publicidade
Comunicação

Conar pede alteração em campanha da Fiat

Slogans praticamente iguais motivaram órgão a intervir em favor da NeogamaBBH, que lançou campanha para Renault duas semanas antes da Agência Fiat


23 de abril de 2012 - 3h23

Em reunião na última semana, o Conar julgou dez casos em sessão plenária. Deste total, sete foram objeto de pedido de alteração. O caso mais emblemático envolve o uso da mesma frase como slogan em duas campanhas de carro. A Agência Fiat foi interpelada pela NeogamaBBH pela campanha do Novo Grand Siena, lançada em março (confira aqui). 

A Neogama alegou que, duas semanas antes, havia lançado campanha para o modelo Fluence, da Renault, com o slogan “Ter um faz toda a diferença”. A campanha da Fiat, apresentada à imprensa em Santiago, no Chile, trazia slogan muito próximo: “Novo Grand Siena. Faz toda a diferença”. 

No processo, a Agência Fiat apresentou documentos que comprovam que a campanha já estava prevista há um período maior – o que seria uma indicação de que não se trata de plágio. O órgão, ainda assim, optou pela alteração da campanha da Fiat. 

Outros casos
Na mesma reunião, na última semana, o Conar optou pela alteração de campanha e embalagem dos Brinquedos União (os produtos Frutix e Ovix Mega), a pedido da Ferrero Rocher; e do enxaguante bucal Colgate Luminous White (a pedido da Johnson&Johnson). Outro caso envolve Natura e O Boticário. A Natura acionou o órgão acerca de uma campanha do concorrente que não deixava explícita a comprovação do perfume Malbec ser o mais vendido do País. O Conar pediu alteração da campanha.

Sky e Net também foram objeto de processo do Conar. A Net pediu – foi atendida por decisão do órgão – que a Sky informe mais claramente a quantidade de canais abertos oferecidos em HD, pois o número varia de acordo com a região. A Coca-Cola foi acionada pela Pepsico em virtude da bebida Powerade (concorrente de Gatorade) – e uma informação de sua embalagem deve ser mudada. A Vivo também foi acionada, mas Meio & Mensagem não teve acesso a detalhes do processo. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dança das Contas: Algar, Burger King, Popeyes, Tinder e outras

    Dança das Contas: Algar, Burger King, Popeyes, Tinder e outras

    Agência match.mt, coligada à Fbiz, é escolhida pela operadora de telefonia enquanto a AlmapBBDO concentrará todas as marcas da rede Zamp

  • Os principais desafios para o uso de IA na publicidade

    Os principais desafios para o uso de IA na publicidade

    Guia elaborado pelo IAB Brasil aborda alguns dos gargalos na aplicação da tecnologia por parte das empresas nos processos de criação e compra de mídia