Conar pede alteração em campanha da Fiat
Slogans praticamente iguais motivaram órgão a intervir em favor da NeogamaBBH, que lançou campanha para Renault duas semanas antes da Agência Fiat
Slogans praticamente iguais motivaram órgão a intervir em favor da NeogamaBBH, que lançou campanha para Renault duas semanas antes da Agência Fiat
Meio & Mensagem
23 de abril de 2012 - 3h23
Em reunião na última semana, o Conar julgou dez casos em sessão plenária. Deste total, sete foram objeto de pedido de alteração. O caso mais emblemático envolve o uso da mesma frase como slogan em duas campanhas de carro. A Agência Fiat foi interpelada pela NeogamaBBH pela campanha do Novo Grand Siena, lançada em março (confira aqui).
A Neogama alegou que, duas semanas antes, havia lançado campanha para o modelo Fluence, da Renault, com o slogan “Ter um faz toda a diferença”. A campanha da Fiat, apresentada à imprensa em Santiago, no Chile, trazia slogan muito próximo: “Novo Grand Siena. Faz toda a diferença”.
No processo, a Agência Fiat apresentou documentos que comprovam que a campanha já estava prevista há um período maior – o que seria uma indicação de que não se trata de plágio. O órgão, ainda assim, optou pela alteração da campanha da Fiat.
Outros casos
Na mesma reunião, na última semana, o Conar optou pela alteração de campanha e embalagem dos Brinquedos União (os produtos Frutix e Ovix Mega), a pedido da Ferrero Rocher; e do enxaguante bucal Colgate Luminous White (a pedido da Johnson&Johnson). Outro caso envolve Natura e O Boticário. A Natura acionou o órgão acerca de uma campanha do concorrente que não deixava explícita a comprovação do perfume Malbec ser o mais vendido do País. O Conar pediu alteração da campanha.
Sky e Net também foram objeto de processo do Conar. A Net pediu – foi atendida por decisão do órgão – que a Sky informe mais claramente a quantidade de canais abertos oferecidos em HD, pois o número varia de acordo com a região. A Coca-Cola foi acionada pela Pepsico em virtude da bebida Powerade (concorrente de Gatorade) – e uma informação de sua embalagem deve ser mudada. A Vivo também foi acionada, mas Meio & Mensagem não teve acesso a detalhes do processo.
Compartilhe
Veja também
Dança das Contas: Algar, Burger King, Popeyes, Tinder e outras
Agência match.mt, coligada à Fbiz, é escolhida pela operadora de telefonia enquanto a AlmapBBDO concentrará todas as marcas da rede Zamp
Os principais desafios para o uso de IA na publicidade
Guia elaborado pelo IAB Brasil aborda alguns dos gargalos na aplicação da tecnologia por parte das empresas nos processos de criação e compra de mídia