Sem Olimpiada, Nike e W+K provocam
Apesar de rival Adidas patrocinar evento, anunciante lança ?Find Your Greatness? às vésperas da abertura
Apesar de rival Adidas patrocinar evento, anunciante lança ?Find Your Greatness? às vésperas da abertura
Felipe Turlao
25 de julho de 2012 - 12h08
A Nike lança nesta quarta-feira, 25, um comercial que promete gerar muita polêmica diante das rígidas regras do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre o chamado marketing de emboscada. Embora os Jogos Olímpicos tenham patrocínio da rival Adidas, o anunciante se arrisca e lança o filme “Find Your Greatness”, criado pela Wieden+Kennedy de Portland, com auxílio da Remix Southamerica, de Buenos Aires.
Na peça (confira abaixo), a Nike não faz qualquer citação dos termos “Jogos Olímpicos”, mas a ligação está mais do que clara. Ela defende que as pessoas precisam encontrar sua grandeza, algo que não está restrito apenas a um lugar (Londres) ou uma pessoa (um medalhista) e melhorar sua condição atual, seja ela qual for. Trata-se de uma grande homenagem aos atletas amadores, que aparecem em diversas “Londres” do mundo, seja na cidade de London no estado americano de Ohio, seja na East London da África do Sul, seja na Little London da Jamaica ou em uma academia chamada London Gym.
O filme tem produção grandiosa aos moldes de “Best Job in The World”, criado pela própria agência para ativar o patrocínio olímpico da P&G. Ou seja: além do anunciante, a agência também assume o grande risco de criar peças tanto para uma campanha “oficial”, quanto para uma campanha “de emboscada”. Sem contar que há algumas semelhanças entre as peças, como a narrativa que aposta no “por trás das cenas” dos atletas, mostrando o esforço que os torna grandes. Sejam os medalhistas da P&G, sejam os amadores de Nike.
A peça traz ainda mensagens que podem ser lidas como hostis aos Jogos: “grandeza não precisa de estádios”, e “grandeza não precisa de um hino próprio”. E conclui: “a grandeza é para todos nós”.
Como polêmica pouca é bobagem, a campanha terá um complemento no Reino Unido, justamente a casa dos Jogos Olímpicos deste ano, cuja cerimônia de abertura ocorre na sexta-feira, 27: outdoors estamparão atletas amadores de basquete, tênis, corrida e outros esportes e serão expostos em lugares de muita frequência em Londres, como Oxford Circus e Piccadilly Circus. Agora, é aguardar as reações dos concorrentes e do COI.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança