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Playcenter, 39 anos de ousadia

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Comunicação

Playcenter, 39 anos de ousadia

Parque encerra atividades e deixa buraco na publicidade brasileira


27 de julho de 2012 - 12h15

 “Despedida! Depois do dia 29 de julho, nunca mais”. Com essa mensagem em sua última campanha, o Playcenter encerra uma história de 39 anos no qual se tornou um ponto de referência da cidade de São Paulo, recebendo a visita de mais de 60 milhões de pessoas.

O parque reabre em 2013 com atrações focadas nas crianças. Deixa, portanto, de ter foco nos jovens e a marca icônica que está na mente de milhões de pessoas que, quando mais novas, torciam para que as férias chegassem logo para poder passar uma tarde no parque. Assim, pelo menos, pregava um spot veiculado por muitos anos na virada dos anos 1980 para 1990.

Muito do imaginário que se criou sobre o Playcenter tem a ver com o foco da empresa em comunicação, experimentado por diversas agências, como Agnelo Pacheco e a parceira dos últimos quatro anos, Dim&Canzian. "Uma das coisas mais bacanas do Playcenter é que se trata de um cliente à moda antiga, daqueles para quem apresentamos campanhas direto ao dono da empresa”, afirma Michele Dim D’Ippolito, sócio e diretor de criação da agência. Ele se refere a Marcelo Gutlas, dono e fundador do parque e seu enteado Roger Ely, diretor-geral.

“Por sinal, eles entendem muito de propaganda e acompanham o desenvolvimento da campanha. Eles pensam muito além da meta de venda e sempre quiseram que a marca fizesse história”, completa. Para D´Ippolito, o comercial mais marcante da relação agência-anunciante foi Forever Young, peça institucional de 2009.

D’Ippolito conta que as campanhas de Playcenter eram disputadas pelos criativos da agência. “Era um ícone. A criação inteira queria fazer, porque é um cliente que dá muita inspiração”, relata.

Os valores das campanhas tinham muito a ver com os jovens, mas sob um conceito mais amplo, voltado para toda a família. "O Playcenter sempre pediu para que nos preocupássemos em atrair as famílias, das crianças aos senhores de idade”, afirma o outro sócio do negócio, Márcio Canzian. “A comunicação da empresa tem várias épocas. Hoje sou publicitário, mas ele já fez parte da minha infância. Foram campanhas memoráveis, como a de quando chegou a mulher Monga, e eventos como a vinda do Michael Jackson (que fechou o parque por um dia para se divertir)”, relembra.

Para D´Ippolito, as campanhas sempre foram “soltas”. “Era um lugar de escape, para se divertir. A principal mensagem do Playcenter sempre foi de ser um cantinho para você e sua família se divertirem”, relembra. E, sem dúvida, Playcenter sempre foi uma grande diversão, não só para os seus milhões de frequentadores, mas também para as agências que o atenderam nestes 39 anos de serviços prestados.

Confira abaixo alguns dos comerciais que ajudaram a construir essa história:

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