Cabeludo de Dove: inspiração em um criativo?
Personagem de madeixas longas faz sucesso nas redes sociais ao divulgar xampu masculino, em campanha da Ogilvy
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Felipe Turlao
18 de abril de 2013 - 5h38
A ideia: divulgar a linha de xampu masculino Dove Men + Care. A execução: um comercial com efeitos típicos de um comercial de xampu para mulheres que mostra um rapaz com cabelos longos, brilhantes e macios.
Mas será que esse divertido personagem foi inspirado naquele profissional de criação que trabalha ao seu lado na agência? A lebre é levantada por comentários como o de Emyr Ferrario de Lima, que afirma: "Genial. Publicitários tirando o sarro uns com os outros".
Mas, para decepção geral, a resposta é não.
Embora brinque, dizendo que há muitos cabeludos na criação da Ogilvy, um dos membros do departamento, o português Hugo Veiga, afirma que as impressões não passam de coincidência. “A partir do briefing, quisemos representar uma pessoa comum, que trabalhasse em um escritório bem neutro”, aponta o profissional, que dividiu a criação com Diego Machado, Renato Zandona, Fabio Nagano e Alessandra Peixoto.
Alguns elementos garantiram a veracidade das cenas. O primeiro é que o ator, em sua juventude, já teve cabelo comprido. Por isso, seu traquejo com a peruca (sim, trata-se de uma peruca) impressionou.
Outro fator que facilitou o trabalho da equipe de produção, conduzida pelo diretor Carlão Busato, da Hungry Man Brasil (com trilha da Loud), foi o trabalho do cabeleireiro, que tratou a peruca do ator por mais de três horas antes da gravação. “Sem contar as pausas para retocar a chapinha”, relembra Veiga.
O comercial é o resultado de um esforço que, entre a ideia e o resultado final, consumiu seis meses. “O que eu ressalto nesse período é que o cliente sempre gostou da ideia e batalhou junto à Unilever para que o comercial desse certo”, afirma Veiga. Até o momento, o vídeo foi visto por cerca de 150 mil vezes no Youtube desde sexta-feira, 15. “Não fizemos nenhum esforço de mídia. O resultado é muito acima do esperado”, garante.
A peça adota esse posicionamento não por acaso. “Sabemos, por meio de pesquisas, que o homem usa o xampu que encontra no banheiro, normalmente da sua irmã, mãe ou esposa. Nada melhor do que uma campanha divertida para alertá-lo desse comportamento e apresentar uma solução realmente efetiva para suas necessidades”, afirma Caio Arnhold, gerente de marketing da marca, em comunicado.
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