Futebol dá o tom nos 60 anos de Volkswagen
Pelé, Rivelino, Raí, Cafu, Lucas e Neymar serão os protagonistas da campanha de aniversário da montadora
Pelé, Rivelino, Raí, Cafu, Lucas e Neymar serão os protagonistas da campanha de aniversário da montadora
Fernando Murad
18 de abril de 2013 - 5h32
A Volkswagen montou uma verdadeira seleção de craques para seu aniversário de 60 anos no País, que será celebrado no dia 23 de março. Pelé, Rivelino, Raí, Cafu e Lucas se juntaram ao santista Neymar, embaixador da marca desde 2012, para dar o pontapé inicial das comemorações.
A campanha “Volkswagen 60 Anos”, criada pela AlmapBBDO, entra no ar no dia do aniversário da empresa com o comercial “Inova Neymar”, com versões de 30 segundos e 60 segundos. A produção, estrelada por Neymar, Pelé, Rivelino e Cafu, traça um paralelo entre a trajetória de inovação da montadora e a carreira dos quatro atletas.
O filme lembra, no início, do lançamento do Fusca, primeiro carro pequeno, econômico e popular, no mesmo período em que Pelé inovou sendo o jogador mais jovem a vestir a camisa da seleção. A produção salta para os anos 1970, e destaca o Passat refrigerado à água e o drible elástico notabilizado por Rivellino.
Já nos anos 2000, o comercial mostra o Gol Total Flex e o capitão Cafu erguendo o troféu da Copa do Mundo em 2002, com a mensagem “100% Jardim Irene” na camiseta, jeito mais popular de comemorar a vitória. No final, a produção mostra cenas de modelos atuais como Touareg, Tiguan, CC, Novo Gol e Novo Fusca e com seus equipamentos modernos quando a imagem corta para Neymar.
Entrando em campo com um ar preocupado, Neymar diz: “tudo isso justo na minha vez”, arrancando um sorriso de Pelé, que acompanha a cena da tribuna de honra. O filme encerra com o logo comemorativo “Volkswagen. 60 anos de inovação no Brasil” e com a assinatura “Volkswagen é O Carro. Volkswagen é Das Auto”.
O plano de mídia contempla ainda anúncios de página dupla para mídia impressa e a estreia do brandchannel da Volkswagen no Youtube. A segunda fase da ação será lançada em maio e também destacará os temas tecnologia e inovação. O futebol será o pano de fundo da comunicação da montadora até o final da Copa do Mundo de 2014. O investimento da companhia não foi divulgado, mas abrange o pacote de futebol da Globo, o plano de transmissão dos torneios Fifa na Bandeirantes e o reality show Menino de Ouro, no SBT.
“Brasileiros e alemães têm duas paixões em comum: futebol e carros. Já produzimos sete milhões de Gols e a partir do dia 23 de março passaremos a contar com um elenco de grandes craques que fizeram e ainda fazem história no mundo do futebol”, diz Thomas Schmall, presidente da Volkswagen. Além de participar de peças publicitárias e de eventos da marca, os novos embaixadores passam a vestir a camisa da empresa usando seus veículos no cotidiano.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança