Assinar

Folha de S.Paulo usa protestos em campanha

Buscar

Folha de S.Paulo usa protestos em campanha

Buscar
Publicidade
Comunicação

Folha de S.Paulo usa protestos em campanha

Criado pela Africa, comercial usa imagens feitas por fotógrafos do jornal durante manifestações que, entre outras pautas, atacou a postura da imprensa


10 de julho de 2013 - 3h10

A Folha de S.Paulo estreou no último final de semana um comercial que reforça seu novo posicionamento, “Siga a Folha”, criado pela Africa e lançado no início de junho. Desta vez, os protestos que tomam o País desde aquele mês servem de pano de fundo para a campanha. Imagens feitas por fotógrafos do jornal são exibidas enquanto o locutor em off narra: “José segue Maria, que segue João, que segue Marcia, que segue Claudio, que segue Augusto, que segue Fernanda, que segue Manoel, que segue Ana, que segue a Folha, que segue todos os fatos. Siga o Brasil de perto. Siga a Folha.” (assista abaixo).  

wraps

Conforme ganhavam corpo, as manifestações passaram a ampliar sua pauta de reivindicações e a própria imprensa acabou virando alvo de críticas. A forma como as pessoas se informavam durante os protestos – e repassavam informações direto das ruas – gerou debates sobre o protagonismo que as redes sociais ganharam em detrimento de veículos tradicionais.

Leia mais: Protestos acusam gap entre mídia e sociedade

O debate se estendeu à coluna da ombudsman da Folha, Suzana Singer, no domingo, 30 de junho, cujo título era “#vemprarua, Folha” (numa alusão ao slogan da Fiat usado durante as manifestações). Ela criticou a leniência da imprensa em captar o clamor das manifestações – e, em particular, o descompasso entre o posicionamento da Folha e a cobertura do jornal acerca dos protestos. “É preciso aprender a interpretar as ondas no Facebook e no Twitter, separando o que é realmente importante do que é espuma. Trata-se de tornar realidade o pretensioso slogan da mais recente campanha publicitária do jornal em que uma garota diz: ‘A Folha segue o que eu penso e o que eu não penso. A Folha me segue. Eu sigo a Folha’”, escreveu Suzana (leia a íntegra aqui).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp

    AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp

    Agência passa a cuidar da comunicação de Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway, antes atendidas por David, Africa e Dentsu

  • Enterogermina traz sósias de famosos para reforçar a originalidade

    Enterogermina traz sósias de famosos para reforçar a originalidade

    Sósias de Cláudia Leitte, Flavinha Saraiva e Jacquin protagonizam comunicação nas redes sociais, criada pela WMcCann