Publicis deve anunciar fusão com Omnicom
Terceiro maior grupo da publicidade mundial terá uma coletiva de imprensa neste domingo, 28
Terceiro maior grupo da publicidade mundial terá uma coletiva de imprensa neste domingo, 28
Felipe Turlao
27 de julho de 2013 - 7h19
Fusão confirmada: Surge Publicis Omnicom, maior grupo do mundo
Na noite desta sexta-feira, 26, após o fechamento das principais bolsas de valores mundiais, começaram a surgir informações a partir de uma reportagem da Bloomberg News sobre uma surpreendente fusão entre o segundo maior grupo da publicidade mundial, o Omnicom, e o terceiro, o Publicis Groupe. Apesar do rumor que circulou no ano passado de que o Publicis se uniria ao grupo Interpublic não ter se confirmado, a história agora parece ser diferente.
O Publicis anunciou uma conferência de imprensa às 9h (horário de Brasília) deste domingo, 28, com a promessa de “um anúncio corporativo de grande impacto”. A fusão seria, com sobras, a maior negociação da história da publicidade mundial, superando a compra do Aegis pela Dentsu, em março de 2013, por US$ 4,9 bilhões e a compra da Y&R pelo WPP em 2000, por US$ 4,7 bilhões.
Caso o negócio seja de fato anunciado neste domingo, o novo grupo uniria redes como BBDO, DDB, TBWA, Publicis, Saatchi&Saatchi e Leo Burnett.
Os reflexos no Brasil ainda não podem ser mensurados. Enquanto o Omnicom tem se movimentado pouco no País nos últimos anos, o Publicis fez inúmeras aquisições, como AG2, GP7 (atualmente Red Lion), DPZ, Talent, QG e, em sua última investida, a Neogama/BBH, negociação feita junto com a compra de 100% da rede BBH. Havia expectativa de que o Publicis promovesse a fusão de algumas das agências brasileiras. Mas a novidade pode tornar o cenário ainda mais complexo.
O acordo, que precisaria de diversas aprovações de órgãos antitruste, criaria o maior grupo da publicidade mundial, combinando a receita de US$ 14 bilhões do Omnicom com a de US$ 8,5 bilhões do Publicis, totalizando US$ 22,5 bilhões, bem acima dos US$ 16,5 bilhões do atual líder WPP, segundo dados consolidados de 2012. As duas empresas tem valor de mercado próximo a US$ 16 bilhões e sua união criaria um gigante de US$ 32 bilhões.
Não há muitos detalhes sobre o acordo, a não ser informações de alguns veículos internacionais. A principal delas, da Dow Jones, é que a fusão estaria sendo negociada desde fevereiro e é tratada como um acordo “de iguais”. Além disso, os dois CEOs, Maurice Lévy (Publicis) e John Wren (Omnicom) continuariam na nova companhia combinada como co-CEOs.
O Advertising Age, que na noite de sexta-feira havia publicado uma nota em que analistas julgavam que o acordo não faria sentido – posição que acabou revendo após o anúncio da coletiva de imprensa – lembra que um acordo poderá significar mudanças importantes nas estratégias das duas empresas.
Enquanto o Publicis colocou foco nos mercados de rápido crescimento e em digital, o Omnicom tem resistido a isso, e ainda mantém mais da metade de suas receitas nos Estados Unidos, seu mercado de origem.
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