Promocionais querem mais planejamento
Agências do setor de live marketing ressaltam a importância de estarem inseridas no início dos processos criativos
Agências do setor de live marketing ressaltam a importância de estarem inseridas no início dos processos criativos
Meio & Mensagem
30 de julho de 2013 - 7h02
A última apresentação do 1º Congresso de Live Marketing ficou sob responsabilidade do comitê Pesquisa e Evolução do Mercado, liderado por Marcelo Heidrich, do Ponto de Criação, e contou com as presenças de Graziela di Giorgi, do Grupo Consultores; Mario Ruggiero, da Nielsen e Luciana Stein, da trendwatching.com.
Eles levaram insights e tendências para os participantes sobre a importância do marketing promocional e para onde vai esse mercado. Em comum, os três convidados ressaltaram a importância da inserção das empresas do setor no início do planejamento estratégico de uma ação, trabalhando lado a lado com agências tradicionais e anunciantes.
De acordo com Graziela di Giorgi, pesquisa do Grupo Consultores mostra que os anunciantes estão em busca de fontes isentas de recomendação. “Na prática, elas querem ouvir a opinião de alguém que não está recebendo uma bonificação ao comprar um anúncio”, descreve. O que segundo ela, é a grande oportunidade para as agências de marketing promocional se aproximarem e se posicionarem. Outro ponto que Graziela destacou, é a necessidade das empresas de live marketing ampliarem suas áreas digitais, como uma extensão das experiências criadas no off-line.
Para Mario Ruggiero, da Nielsen, é justamente a experiência que vai criar um diferencial para marcas no contato com o consumidor ou shopper – termo usado para diferenciar a pessoa que decide pela compra. “Mais de 15 mil produtos são lançados no Brasil todos os anos nas mais diversas categorias, é preciso convencer o shopper a adquirir uma novidade. Neste sentido, a experiência pode fazer muita diferença”, destaca.
Outro ponto debatido no painel, por Luciana Stein, da trendwatching.com, foi a necessidade das marcas estarem atentas e de prontidão ao que está acontecendo em suas cidades e países. “Aproveitar um momento pode gerar milhares de visualizações nas redes sociais”, argumenta. Além disso, a conversa com esse consumidor vai se estender.
Considerações e propostas
A comissão também contou com a colaboração de Claudio Xavier, da Newstyle e Marcio Franco, da Simple Comunicação. Eles realizaram reuniões antes do evento e junto com Marcelo Heidrich, eles apresentaram as proposições ao mercado.
A primeira recomendação é para que as agências de live marketing estreitem o relacionamento com os anunciantes para que comecem a participar dos processos criativos no início do trabalho. O segundo ponto é prestar mais atenção no digital, com maior profissionalização dessa área dentro das agências. A terceira e quarta proposição tratam em focar no shopper e na experiência. Por último, privilegiar o ao vivo.
Sindilive já é uma realidade
Kito Mansano, presidente da Ampro, encerrou os trabalhos do 1º Congresso contando aos presentes que a assembleia realizada na última semana decidiu por aprovar a proposta da criação de um sindicato para representar as empresas do setor. Com isso, a Ampro (Associação de Marketing Promocional) deixará de existir e dá lugar ao Sindilive. “Ouvi uma vez em Brasília em uma das várias reuniões que tivemos lá sobre a bitributação de impostos para o nosso setor, que como associação representamos apenas alguns empresários e como sindicato estaríamos representando uma categoria inteira, um setor. Por isso, a mudança. Agora vamos continuar lutando por nossas questões com mais força”, disse Mansano.
Leia mais sobre o 1º Congresso de Live Marketing:
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O Cirque du Soleil e o live marketing
Ampro mira tributos, promoções e segurança
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