McCann compra Preview, de healthcare
Agência de João Consorte chegou a ter acordo com a 141, do grupo WPP, até 2010
Agência de João Consorte chegou a ter acordo com a 141, do grupo WPP, até 2010
Alexandre Zaghi Lemos
2 de setembro de 2013 - 9h19
O McCann Worldgroup comprou 100% da agência brasileira Preview, lançada em 1998 por João Consorte e que chegou a ter acordo de joint venture com a 141, do grupo WPP, entre 2008 e 2010. Com isso, a compradora lança no País sua operação focada no segmento de saúde e bem estar, batizada de McCann Health Preview.
Mantido como CEO, Consorte já transferiu a equipe de cerca de 20 profissionais para o prédio que abriga em São Paulo outras agências do grupo McCann, como a WMcCann e a MRM. Também o acompanharam todos os clientes, entre os quais Johnson & Johnson Medical, Janssen Brasil, Steris e GlaxoSmithKline. Contas de OTC até então atendidas pela WMcCann não migrarão para a nova operação, como as marcas Advil e Centrum, da área de OTC da Pfizer.
“A McCann Health é a maior rede do mundo nesta área e possui ferramentas muito modernas ainda não usadas no Brasil e na América Latina. No segmento de medical affairs, há conteúdos que por aqui são desenvolvidos por editoras ou pela própria indústria farmacêutica, mas que em mercados como os Estados Unidos são responsabilidade da agência de healthcare”, comenta.
Segundo Consorte, a McCann Health Preview não pretende se limitar a trabalhar a comunicação dos produtos e marcas atendidos, mas também se envolver em estágios anteriores. “Queremos trabalhar com laboratórios na validação dos conceitos dos medicamentos junto aos formadores de opinião, influenciando o posicionamento que eles terão no mercado”, frisa. Na hora de comunicar, a equipe da agência precisa se ater a diversos aspectos legais para elaborar ações que vão desde o relacionamento com médicos, passam pela presença em pontos de vendas e chegam até à publicidade, nos casos em que a legislação permite. Outra particularidade do segmento de saúde e bem estar é que as agências atendem diversos fabricantes concorrentes, desde que não haja conflito de contas em segmentos específicos, como os de analgésicos e vitaminas.
As negociações entre Preview e McCann começaram logo depois da agência brasileira romper o acordo que tinha com o WPP, em 2010. Agora, o objetivo é implementar no País e, posteriormente, em outros mercados da América Latina, uma estrutura mais moderna na área de healthcare, aproveitando o know-how da rede McCann Health é que tem mais de 50 escritórios em 24 cidades de 18 países.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: celebridades e ofertas
Latam conta com Porta dos Fundos para divulgar promoções de Black Friday e iFood aposta no humor de Claudia Raia e Igor Guimarães
Salário e equilíbrio: o que diferentes gerações valorizam no trabalho?
Guia Salarial 2025, da consultoria Michael Page, ouviu 6,8 mil profissionais e empresas para entender as prioridades no ambiente corporativo