Assinar

Cannes Chimera julga concorrentes de 2012

Buscar

Cannes Chimera julga concorrentes de 2012

Buscar
Publicidade
Comunicação

Cannes Chimera julga concorrentes de 2012

Nove projetos finalistas de processo iniciado no ano passado disputam em Seattle o prêmio de U$S 1 milhão


3 de outubro de 2013 - 12h29

(*) Por Philippe Degen

PRIMEIRO DIA
Olá, falo diretamente de 4 horas no passado, já em Seattle. Foram 17 horas de voo, mas como todo paulista, estou acostumado a ficar sentado por horas para me descolar do ponto A ao ponto B.

Na quarta 2 tive algumas horas para conhecer a cidade. Tive sorte porque é época de chuvas e está um solzinho aqui, bem meia boca, mas dá pro gasto.

Como o mar gelado do Pacífico é ótimo para frutos do mar, fui almoçar no Pike Farmers Market, onde é possível comer King Crab, o tal caranguejo daquela série Pesca Mortal do Discovery, por 8 dólares.

No fim do dia, um jantar para os Chimera Members se conhecerem melhor. Estava olhando a Bio dos caras. Só tem topo de ficha técnica. E não é qualquer ficha, é ficha de Grand Prix em Cannes. Por aí dá pra ter uma idéia.

Bom, talvez eu não tenha a mesma experiência que esses caras, diretores mundiais de criação de agências americanas e européias, mas acho que posso agregar algo.

Este Workshop é sobre amadurecer ideias para um mundo melhor. Quase todas ideias, voltadas para ajudar os países em desenvolvimento. E acho que posso trazer uma visão de quem realmente mora lá. Além de já ter viajado por países da África, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e Central. Sei lá, vamos ver se cola. É o que temos. 🙂

PS: para vocês sentirem o drama, aqui vai o link com a bio da galera.

wraps

SEGUNDO DIA
A-ha! Descobri o que é Chimera. O nome vem do Grego, um Deus que é a junção de uma cabra, uma cobra e um leão. Sim, é uma viagem de ácido mesmo. Mas o que a coordenação de Cannes queria passar, é que este Chimera, seria uma super agência, composta por grandes criativos, com cabeças completamente diferentes, de várias partes do mundo.

Todos, selecionados por terem ganhado um Grand Prix. O papel desta super agência, é direcionar e aprimorar ideias para um mundo melhor. Estas ideias, qualquer um pode mandar. Basta preencher uma folha com algumas perguntas e mandar por email. Aqui 9 foram selecionadas. E no final, uma delas vai ser escolhida para ganhar um milhão de dólares. Bacana, né? Aliás, o Brasil, que é o segundo em inscrições em Cannes, deveria inscrever mais ideias no Chimera. Somos apenas o oitavo aqui.

Hoje o dia começou com os criativos, se apresentando e contando um pouco do Grand Prix. Mas como para os grantees, ou beneficiados, um Grand Prix em Cannes e um Dolly Uva tem o mesmo peso, o Philip Thomas, CEO de Cannes, falou um pouco sobre o significado de um prêmio assim. Segundo os dados, das 35 mil peças inscritas no festival, só 16 ganham o GP.

Depois, os grantees apresentaram suas idéias. Fizemos uma sessão de perguntas. E aí, em seguida, fizemos sessões de brainstorm onde uma dupla de criativos conversava com uma equipe de grantees por algumas horas. Foram 3 sessões dessas. 

wraps

O curioso foi que no meio disso tudo, comecei a falar para os caras sobre a importância de um nome pegajoso para uma ideia. E que a explicação da ideia deveria caber numa linha. Meu dupla criativo adorou meu comentário, e reforçou isso para o resto deles. Só depois me dei conta que o meu dupla era o Rob Reilly, worldwide chief creative officer da Crispin Porter + Bogusky. E que na verdade, eu é que aprendi isso com ele, lendo aquele pdf da CPB que rodou a internet, lembra? Pois é, foi ele que fez. Agora deixa eu dormir.

(*) Philippe Degen é diretor de criação da Talent, primeiro brasileiro a participar do processo de decisão do Cannes Chimera e escreve como colaborador para o Meio & Mensagem

Leia também:
Talent ajuda "agência" Cannes Chimera1

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público