Clio concede 10 GPs, 8 repetem Cannes
Dentsu conquista troféus de Agência e Produtora do Ano, melhor Rede é a Ogilvy e o Anunciante do Ano, a Guinness
Dentsu conquista troféus de Agência e Produtora do Ano, melhor Rede é a Ogilvy e o Anunciante do Ano, a Guinness
Alexandre Zaghi Lemos
19 de setembro de 2014 - 12h40
Dos 10 Grand Prix concedidos em 2014 pelo Clio Awards, oito serão entregues para ações que receberam o mesmo prêmio no Cannes Lions.
“Sorry, I spent it on myself”, da Adam&EveDDB, de Londres, para Harvey Nichols, conquistou os Grand Clios de Engagement e Integrated Campaign – em Cannes foram quatro GPs: Integrated, Film, Promo e Press.
“Magic of Flying”, da OgilvyOne de Londres para British Airways também faturou dois Grand Clios, de Innovative Media e Out of Home – em Cannes ficou com o GP de Direct.
“Live Test Series”, da Forsman & Bodenfors, da Suécia, para Volvo ficou com o Grand Clio de Content & Contact – em Cannes, somou os GPs Film e Cyber.
“The Scarecrow”, da Creative Artists Agency, dos Estados Unidos, para Chipotle Mexican – case premiado em Cannes com os GPs de Cyber e PR.
Nova área no evento, o Clio Music concendeu Grand Prix para “24 hours of Happy”, da Iconoclast Paris para Universal Studios, vencedor de GP no Cyber Lions de Cannes.
O Grand Clio de Direct ficou com o case “TXTBKS”, da DDB DM9JaymeSyfu, das Filipinas, para Smart Public Affairs, vencedor do GP de Mobile do Cannes Lions 2013.
A campanha só entrou no Clio agora porque a última edição do evento ocorreu em maio de 2013. Até o ano passado, o Clio acontecia no primeiro semestre, geralmente cerca de um mês antes do Cannes Lions – o que fazia do festival norte-americano quase que uma prévia do evento francês. Agora os papéis se inverteram.
Assim, em termos de prêmios principais comparados a Cannes, as novidades do Clio foram apenas os Grand Prix de Film, para “Sapeurs Documentary”, da Abbott Mead Vickers BBDO, de Londres, para Guiness, que conquistou Leão de Prata em Film no Cannes Lions 2014; e de Public Relations, para “#LikeAGirl”, da Leo Burnett Toronto para Always, da P&G, que não participou do Cannes Lions 2014 por ter sido lançada após o período de inscrições.
Além dos Grand Clios, serão entreques quatro troféus especiais para Ogilvy (Rede do Ano), Dentsu Tokyo (Agência), Guinness (Anunciante) e Dentsu Creative X Inc. (Produtora).
As agências brasileiras conquistaram 37 troféus, sendo 9 Ouros, 14 Pratas e 14 Bronzes. É um desempenho semelhante ao do ano passado, quando trouxeram 36 prêmios do Clio, melhorando consideravelmente a performance d2 2012, quando somaram 18 estatuetas.
No dia 1º de outubro, acontece a festa de entrega de prêmios do Clio 2014, em Nova York, com a atriz Whoopi Goldberg no papel de mestre de cerimônia e uma importante presença brasileira. Washington Olivetto, chairman da WMcCann, receberá o Lifetime Achievement Recipient, prêmio destinado ao reconhecimento da contribuição do profissional para o desenvolvimento da indústria. Ele é o segundo publicitário do país a conseguir a honraria – o primeiro foi Marcello Serpa, em 2008. Olivetto e Serpa foram os únicos publicitários de língua não-inglesa a conquistarem o Lifetime Archievement. Criado em 2001, o troféu já foi entregue a profissionais como Dan Wieden (W+K), John Hegarty (BBH), David Abbott (AMVBBDO), Lee Clow (TBWA), Bob Greenberg (R/GA), Neil French (ex-Ogilvy), Piyush Pandey (Ogilvy), Jeff Goodby e Rich Silverstein (Goodby, Silverstein & Partners), além do diretor Joe Pitka, o cineasta Tony Kaye, e o publicitário George Lois. A extensa lista de prêmios internacionais de Olivetto inclui um Grand Prix de Film no Clio de 2001, conquistado com o comercial “A semana”, para a revista Época. A 55ª edição do Clio Awards também prestará homenagens ao ator Jerry Seinfeld (Clio Award Recipient) e à banda Blondie (Clio Music Recipient).
Leia também:
Brasil conquista 37 troféus no Clio 2014
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos