Santander escolhe Talent e Loducca
Fechamento dos novos contratos depende das negociações financeiras que estão sendo conduzidas pela Aquanima, empresa de compras do banco
Fechamento dos novos contratos depende das negociações financeiras que estão sendo conduzidas pela Aquanima, empresa de compras do banco
Meio & Mensagem
10 de dezembro de 2014 - 7h26
A verba publicitária do banco Santander deve ser dividida entre a Talent, onde está concentrada desde 2009, e a Loducca. As duas agências foram as escolhidas pela instituição financeira em concorrência também disputada por F/Nazca S&S, Leo Burnett Tailor Made e Wieden + Kennedy.
Entretanto, a assinatura dos novos contratos depende das negociações financeiras que estão sendo conduzidas pela Aquanima, empresa de compras do Santander.
O processo de seleção de agência foi até aqui coordenado pelo Grupo Consultores, nos mesmos moldes da disputa por Sadia, promovida pela BRF e vencida pela F/Nazca S&S.
Em outubro, o anunciante havia informado que a concorrência integraria os orçamentos on e off-line, excluindo mídias de performance digital. O banco também adiantou, na ocasião, que poderia escolher duas agências.
De acordo com o ranking Agências & Anunciantes, o Santander foi o 55º comprador de mídia do Brasil em 2013, com investimento de R$ 93 milhões, o que significa queda de 21% em relação a 2012.
Na última grande concorrência feita pelo Santander por sua verba publicitária brasileira houve uma reviravolta no final – fato que explica a discrição com que a escolha por Talent e Loducca vem sendo tratada por todos os envolvidos até que os contratos sejam assinados.
Em 2009, a vencedora da disputa foi a Talent, que disputou a fase final com Lew’Lara\TBWA e Euro RSCG (hoje Havas Worldwide), com negociações financeiras também conduzidas pela Aquanima. Embora a expectativa do mercado e das concorrentes fosse por uma divisão da conta, a instituição financeira optou pela concentração na Talent, que até aquele momento atendia o Banco Real ao lado da Lew’Lara. A concorrência de 2009 ocorreu justamente durante o processo de incorporação do Real pelo Santander, que até então mantinha sua conta na McCann Erickson (hoje WMcCann) – essa agência chegou a participar da primeira fase daquela disputa, na qual também concorreram Giovanni+DraftFCB (hoje FCB Brasil) e Ogilvy.
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