Agency Report: de volta à rota
Ranking anual do Advertising Age indica emprego em alta e digital disseminado nos Estados Unidos
Ranking anual do Advertising Age indica emprego em alta e digital disseminado nos Estados Unidos
Isabella Lessa
12 de maio de 2015 - 11h50
O maior mercado publicitário do mundo está, definitivamente, de volta à sua melhor forma. Após a crise financeira internacional de 2008, que impactou de maneira muito agressiva os negócios das agências, a publicidade dos Estados Unidos respira aliviada com nível de emprego batendo recordes, crescimentos de receitas e resultados históricos para os acionistas das grandes holdings de comunicação, como WPP, Omnicom, Publicis e Interpublic.
As conclusões são do Agency Report, estudo publicado anualmente pelo Advertising Age, que analisa resultados de mais de mil agências. As receitas das agências norte-americanas atingiram US$ 43,6 bilhões em 2014, com alta puxada pelo digital, modalidade que já representa 40% das verbas.
O levantamento destaca que, dentre as cinco maiores redes digitais, somente a Wunderman — que ocupa o quinto lugar — pertence a uma grande holding do mercado publicitário, a WPP. O ranking é liderado pela IBM Interactive Experience (veja quados por especialidade ao lado).
Em termos de share, o digital continua a avançar sobre os trabalhos off-line. O Publicis Groupe, por exemplo, afirma que sua receita digital global de 2014 gerou crescimento orgânico de 7,3%, enquanto o não digital teve queda de 1,4%. Quase metade (41,9%) da receita total da empresa veio de atividades no digital, sendo que no primeiro trimestre de 2015 o segmento representou 50,2% dos rendimentos, que incluem receitas da Sapient Corp, cuja aquisição foi concretizada em fevereiro por US$ 3,7 bilhões. Já para o WPP, o online foi responsável por 36% da receita de 2014.
De acordo com análise do Ad Age, o aumento da receita digital das agências é reflexo do maior investimento no segmento, inclusive em contratações. Nos Estados Unidos, os empregos gerados na área saltaram 13,8% em 2014, atingindo 175 mil novas posições em janeiro deste ano.
Para 2015, a ZenithOptiMedia prevê um aumento global de 4,4% nos investimentos em mídia. Em 2014, houve aumento de 5,2% no budget destinado à mídia, o crescimento mais expressivo desde 2010.
Grupo ABC
O Grupo ABC é a única companhia brasileira presente no ranking das 50 maiores holdings globais (confira abaixo as 25 primeiras). Após queda de 8% em 2013, o ABC retomou o crescimento, com avanço de 9% no ano passado, atingindo US$ 403 milhões. Apesar disso, caiu da 23a para a 25a posição no ranking global. A maior parte da receita da holding é gerada pelo Brasil, que responde por US$ 379 milhões.
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