Ambev concentra conta digital
Já responsável pelas ações off-line das marcas do grupo, a agência Africa passa a responder por Brahma e Budweiser na web e nas redes
Já responsável pelas ações off-line das marcas do grupo, a agência Africa passa a responder por Brahma e Budweiser na web e nas redes
Luiz Gustavo Pacete
27 de maio de 2015 - 1h34
Há alguns anos, quando o mercado começava a discutir as divisões entre on-line e off-line, a agência Africa decidiu não criar uma “Africa Digital”, mas sim, digitalizar a Africa tradicional. A decisão, segundo Marcio Santoro, copresidente da Africa, vem gerando resultados. A Ambev, que já concentra suas ações off-line na agência, acaba de concluir a transição das marcas Brahma, Budweiser, Movimento por Um Futebol Melhor e o aplicativo Cervejá para a Africa.
As contas digitais foram entregues à agência em meados de abril. “O maior ganho de desenvolver uma comunicação integrada é criar consistência paras as marcas”, diz Santoro. Segundo ele, existe um esforço da agência em acrescentar à equipe profissionais com um olhar digital, seja nas áreas de atendimento, planejamento ou criação. A ambição do cliente não é pequena, Marcelo Tucci, diretor de marketing da Ambev, tem uma meta clara. “Com essa nova etapa, queremos revolucionar o meio de comunicação digital”, diz.
A Africa foi protagonista do buzz gerado pelo vídeo Eduardo e Mônica, em 2011. Em campanha realizada para a Vivo, inspirada na música da banda Legião Urbana, a agência alcançou mais de três milhões de visualizações no Youtube e esteve por vários dias nos trending topics do Twitter, ainda que sob polêmica. Recentemente, três vídeos emplacados pela agência na plataforma foram listados entre os mais vistos da década na plataforma do Google. O Eduardo e Mônica e Metamorfose Ambulante para a Vivo e o Don´t Révi Caspa para Head & Shoulders. “Para que isso aconteça, porém, é necessário que cliente e agência invistam”, diz Santoro.
O executivo comenta a dificuldade de atuar de forma integrada quando as contas são separadas. “Passamos um tempo com essa divisão e perdíamos muito tempo com reuniões e o trabalho acabava ficando mais lento e, muitas vezes, duplicado”, diz Santoro. “Agora, uma campanha já nasce pensada para todos os ambientes e pronta para viver nos dois ambientes”. A primeira ação integrada da Ambev com essa nova configuração é da Budweiser, lançada mundialmente na sexta-feira 22. Adaptada ao Brasil pela Africa, a ação de resgatar as origens da marca inclui inserções em TV, mídia exterior, web e ações de ponto de venda com o lema ‘This Bud’s for you’, de 1970.
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