O amor está nas vendas do comércio
O Dia dos Namorados perde apenas para o Natal e o Dia das Mães em vendas e, por isso, as marcas lançam tantas campanhas para a data
O Dia dos Namorados perde apenas para o Natal e o Dia das Mães em vendas e, por isso, as marcas lançam tantas campanhas para a data
Meio & Mensagem
10 de junho de 2015 - 11h26
O Dia dos Namorados é a data comemorativa na qual as empresas investem mais pesado em campanhas depois do Natal e do Dia das Mães. De acordo com pesquisa realizada pela MeSeems, de web-mobile, 63% dos três mil entrevistados pretende comprar presente para os companheiros. Desses, 53% disseram que irão passar a data com o(a) namorado(a), 23% com o(a) esposo(a), 10% com o(a) “ficante”, 8% com um(a) amigo(a), 5% com o(a) noivo(a) e 1% com outras pessoas. E os principais produtos de interesse para compra são: roupas (27,7%), chocolates (22,9%), perfumes (17%), flores (12,7%), sapatos/tênis (9,6%), joias (7,7%) e eletrônicos/eletrodomésticos (6%).
Confira alguma das campanhas especialmente feitas para a data:
O Park Europeu, em Blumenau, escolheu uma história de amor real para ilustrar sua campanha para a data. Gene e Ivan, namorados há 34 anos, encontram-se no shopping em um “ritual semanal”. Juntos, passeiam, fazem compras e jantam. Essa história é recorrente há três anos e, por isso, o casal tem amizade com a maioria dos colaboradores do shopping.
A Lápis Raro é a responsável pela campanha do shopping belo-horizontino DiamondMall. As peças estampam a imagem do casal eslovaco criador do blog “Lens Between Us”, que registra fotos feitas um do outro com pontos de vistas diferentes. A exposição com as imagens foi intitulada “O Amor Conecta” e tem a participação de personalidades da cidade como as blogueiras Lu Ferreira e Cris Vallias e a fotógrafa Leca Novo. As três mulheres foram convidadas para repetir a dinâmica proposta pelos estrangeiros. Os bastidores da produção foram captados e transformados em vídeos pelos quais as pessoas poderão conhecer a história dos casais convidados.
O Boticário causou furor com a campanha que apresentou a linha de sete fragrâncias multigênero da marca Egeo. A ação, criada pela AlmapBBDO e dirigida por Heitor Dhalia, da Paranoid, tem o filme “Casais”, responsável pela polêmica. A peça mostra homens e mulheres se arrumando para encontros. O principal objetivo da marca é dar ênfase em elementos como paixão, química e tentação. Leia mais.
Com o mesmo tema diversidade, o Walmart apresentou campanha que mostra como o amor pode ser expresso no dia a dia, em atitudes cotidianas. Dividido em seções como ‘Cozinhar um para o outro’, ‘Tirar uma selfie’ ou ‘Assistir TV juntinhos’, o hotsite traz páginas com opções de presentes como celulares e eletrônicos de última geração, itens de moda, beleza, pelúcias, joias, lingeries e livros. Na imagem dessas categorias, é possível ver casais homoafetivos.
A ação especial do Dia dos Namorados da Cinemark incentivará declarações entre os casais por meio de serenata em vídeos de 15 segundos. Os interessados em participar terão que postar vídeos no Instagram com a hashtag #SerenataCinemark. As serenatas serão exibidas no dia 12 de junho nas salas da Rede Cinemark. A campanha foi desenvolvida pela agência Arabella, do grupo internacional WideAg.
Já no comércio, a promoção Dia dos Namorados Morumbi Shopping acontece desde o dia 1º e vai até 14 de junho. A cada R$ 500 em compras, os clientes poderão trocar suas notas por um cupom para concorrer a dez pares da câmera Polaroid Cube por dia. Para mostrar a qualidade da Polaroid Cube, a campanha traz dois filmes com imagens captadas 100% pela própria câmera. Criados pela agência Mood, os comerciais mostram a história de um casal, a partir do ponto de vista de cada um, no momento em que escolhem e compram os presentes. A campanha tem peças impressas e online, material de comunicação interna do shopping e uma das versões dos filmes, com 15”, para os canais GNT, Multishow e SporTV. Os filmes completos, com um minuto, poderão ser vistos no blog do shopping, no Facebook e YouTube.
A Chilli Beans, rede brasileira de óculos e acessórios, preparou um vídeo em homenagem ao Dia dos Namorados. Com o tema "Não é preciso enxergar para ver", as cenas mostram a relação entre dois deficientes visuais que se conheceram na Fundação Dorina Nowill.
Depois da campanha “Pense Menos, Ame Mais” com o filme “Pensamentos”, o Sonho de Valsa traz a versão “Pense Menos, Ame Mais – Gift Shop”. A partir de junho, a marca desafia os casais a escolherem o presente em apenas dez segundos, aproveitando descontos de até 70%. As ofertas serão oferecidas por meio de parceria com o Groupon, que separou promoções de viagens pelo Brasil, restaurantes, sessões de beleza, entre outras experiências românticas e produtos. Até 12 de junho, o público terá acesso a uma oferta por dia, clicando nos links disponíveis nas mídias sociais ou no hotsite da campanha.
Os relógios digitais da Clear Channel no Rio de Janeiro trarão uma releitura do tradicional correio elegante na campanha “Estamos todos apaixonados”, criada pela empresa para o Dia dos Namorados. A partir da meia noite desta quinta-feira, 11/6, as mensagens postadas no Twitter com a #euS2vc serão exibidas a cada dois minutos nos 70 relógios da cidade. A campanha encerra à meia noite da sexta-feira, 12/6.
Para celebrar o mês dos namorados, a Papaiz e a Spezzato realizam a ação Ponte dos Desejos, inspirada na tradição da famosa Pont des Arts, de Paris. A atração acontece na entrada principal do Shopping Iguatemi Alphaville e contará com uma promotora para auxiliar o público e disponibilizar os cadeados para serem presos à ponte, de terça a quinta das 11h às 18h, sexta e sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h. Nesse período, as clientes que realizarem compras na Spezzato Alphaville ganharão um cadeado.
A campanha "YázigiLove", da escola de idiomas Yázigi, permite que os namorados enviem uma mensagem especial e mais uma doação para as vítimas dos terremotos no Nepal, Indonésia. A ideia é que ao invés de comprar presentes nesta data, o usuário use o valor do presente e faça sua doação para as vítimas do Nepal, por meio do site da Unicef. A cada compartilhamento e novo "like" da ação, o Yázigi também fará uma doação de R$ 0,05. A campanha será feita via redes sociais, principalmente pelo Facebook, e conta com filme que foi produzido pela Lá na Vila.
Comemorar o Dia dos Namorados na fila do restaurante esfria o clima de romance de qualquer casal. Pensando nisso, a Friboi lançou a campanha “Reserva de Confiança”. Criada pela ID, a ação será ativada por meio da plataforma de reservas de mesas on-line Grubster. Por meio dela, as pessoas poderão visualizar uma lista de restaurantes que servem carne Friboi e efetuar a sua “Reserva de Confiança” para o jantar do dia 12. Ao final do jantar, o cliente ainda terá um desconto de 30% na conta, além da isenção total da taxa da reserva.
A rede Outback Steakhouse decidiu ajudar dois casais apaixonados que sonhavam em pedir seus parceiros em casamento. Em um jantar cortesia, os casais foram ao local com o pretexto de conhecer os novos vinhos do Outback. Os pedidos aconteceram em um dia comum em um dos restaurantes da rede em São Paulo. A campanha foi criada pela agência Hstk e pode ser encontrada nas redes sociais.
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos