Publicis assume conta global da Heineken
Marca já havia anunciado o fim do relacionamento de cinco anos com a Wieden+Kennedy e vinha ampliando a parceria com a Publicis nos últimos anos
Marca já havia anunciado o fim do relacionamento de cinco anos com a Wieden+Kennedy e vinha ampliando a parceria com a Publicis nos últimos anos
Alexandre Zaghi Lemos
30 de junho de 2015 - 2h18
A Publicis Worldwide é a nova agência global da marca Heineken. A cervejaria anunciou a decisão nesta terça-feira, 30, em Amsterdã, acrescentando que continuará trabalhando com outras agências, especialmente para o desenvolvimento de plataformas locais e também para apoio criativo a estratégias globais. Atualmente, já há cerca de outras 10 agências trabalhando para a marca mundo afora, como a Publicis Itália, por exemplo. O atual CEO da Publicis Itália, Bruno Bertelli, irá liderar a criação de um grupo global dentro da Publicis Worldwide para o atendimento da conta.
Há cinco anos, a principal agência global da marca era a Wieden+Kennedy, que criou campanhas premiadas como “The Date” e “The Odyssey”. O fim do relacionamento foi anunciado neste mês e é decorrência de uma reestruturação global no anunciante, que mudou cargos de alto escalão, incluindo a saída do CMO global Alexis Nasard.
Na semana passada, em Cannes, onde recebeu o troféu de Anunciante do Ano, o diretor executivo global de marketing da Heineken, Soren Hagh, falou ao Meio & Mensagem. Na ocasião, ele confirmou que a decisão por uma nova agência já havia sido tomada, sem concorrência. E adiantou como pretende que seja a relação com a nova parceira: “Trabalharemos de maneira menos concentrada, e mais sob um conceito de liderança em relação as demais agências com as quais trabalhamos. Não será uma agência nova, mas, sim, um parceiro com o qual já trabalhamos há algum tempo, alguém que conhece muito bem a marca”.
A Publicis Worldwide já trabalha com a cervejaria há dois anos, em ações de consumo responsável e na campanha “Dream Island” (veja, mais abaixo, a ação criada pela Publicis Itália). Ainda antes do anúncio oficial de que a conta global da marca irá para a Publicis Worldwide, Hagh disse ao Meio & Mensagem que não mudará o “profundo comprometimento com a excelência na criatividade”.
Hagh explicou que a decisão de encerrar o contrato com a Wieden+Kennedy foi tomada por diferenças no pensamento de qual caminho seguir daqui em diante. “Achamos que a opção por uma nova agência era necessária para continuarmos a evoluir em nossa conexão com os consumidores em um mundo que muda muito rapidamente. As bases do marketing continuam as mesmas: é preciso ter grande compreensão de seus consumidores e investir em grandes ideias. Mas, ao mesmo tempo, tudo o que intermedia e serve como meio nessa nossa conexão com os consumidores está mudando muito rápido. E esse ritmo só irá acelerar.”
No comunicado oficial que anuncia a transferência da conta para a Publicis Worldwide, o chief commercial officer da Heineken, Jan Derck van Karnebeek, diz que “a equipe da Publicis tem consistentemente demonstrado uma forte compreensão da direção estratégica da marca” e que o anunciante tem sido “extremamente impressionado com suas fortes ideias criativas e abordagem inovadora”.
No Brasil, a verba até então atendida pelo escritório de São Paulo da Wieden+Kennedy deve seguir para a Publicis Worldwide, que não tem conta conflitante.
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