ABC une Pereira&O´Dell e DM9 Sul
Agência encerra operação carioca e terá escritórios em São Paulo e Porto Alegre
Agência encerra operação carioca e terá escritórios em São Paulo e Porto Alegre
Meio & Mensagem
27 de julho de 2015 - 10h29
Em fusão dentro do Grupo ABC, o escritório brasileiro da Pereira&O´Dell (POD) e a DM9Sul serão unificadas sob a marca da primeira agência.
A nova POD será liderada a partir de São Paulo por Marcio Callage, ex-presidente da DM9Sul. A agência unificada mantém o escritório de Porto Alegre, onde alguns funcionários foram demitidos. A estrutura da POD no Rio de Janeiro deixa de existir.
Então diretor-geral da POD, Michel Lent foi demitido, assim como o diretor de operações Alexandre Santos. Da alta gestão da empresa permanecem apenas a CSO Ana Cortat e a vice-presidente de criação Sophie Schoenburg. No ano passado, a agência chegou a contratar Ricardo Polmon para ser diretor de atendimento, mas ele deixou a empresa em março de 2015 rumo a outra empresa ligada ao ABC: a DM9DDB.
As principais contas da operação separada da DM9Sul eram Azaleia, Olympikus, Dijean, Marisol e Netshoes. Na POD, estavam Fiat, Jeep e Natura. A agência agora liderada por Callage mantém as verbas.
Contexto
A Pereira & O’Dell foi fundada em 2008 em São Francisco por PJ Pereira e Andrew O’Dell, com investimento do Grupo ABC, e em 2013, abriu operações em São Paulo e Rio de Janeiro.
O posicionamento mais recente do ABC em relação à POD foi desmentir informações do New York Times de que estaria negociando a venda de sua sociedade na agência de San Francisco, que ajudou a fundar. Segundo o ABC, o que está em curso é um processo de diminuição na participação acionária da holding na empresa, como revelou Meio & Mensagem em setembro de 2013, e não uma retirada total do negócio.
Atualmente, a holding é dona de 51% das ações da empresa, mas ficará com 30%. No Brasil, a situação é diferente: o ABC irá manter 51% de participação.
Paralelamente, o ABC estaria negociando sua venda para um grupo estrangeiro. WPP e Omnicom foram ventilados como possíveis compradores. Vale lembrar que a rede DDB, do grupo Omnicom, tem participação em agências do grupo ABC, inclusive na Loducca, com 8,74% das ações, além de 60% na DM9DDB (onde o ABC tem 40%) e 15% na Africa.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano