F/Nazca perde parte de Skol e ganha Guaraná
Ambev movimenta contas: DM9 perde verba do refrigerante e W+K ganha parte Beats e Ultra
Ambev movimenta contas: DM9 perde verba do refrigerante e W+K ganha parte Beats e Ultra
Felipe Turlao
14 de agosto de 2015 - 3h02
A Ambev está fazendo mudanças nos fornecedores de publicidade de algumas de suas principais marcas. Até então atendido pela DM9DDB, Guaraná Antarctica passará às mãos da F/Nazca S&S. A medida acarretou em dezenas de demissões na DM9 nesta semana.
Embora tenha conquistado a conta, a movimentação de verbas dentro do anunciante também afetou a F/Nazca S&S, que perdeu Skol Beats e Skol Ultra (esta, uma marca recém-lançada) para a Wieden+Kennedy de São Paulo.
A agência da rede S&S, porém, mantém o atendimento à principal marca da família, que é Skol. Ela representa a maior parte da verba, que seria de cerca de 60% dos investimentos em mídia.
Para a Wieden+Kennedy, a mudança é a chance de gerenciar uma parte ainda assim importante do portfólio de Skol e ganhar espaço na Ambev.
Em julho, a operação global da agência conquistou a conta de Bud Light nos Estados Unidos e Corona nos mercados em que estava presente – incluindo o Brasil, onde era atendida pela CP+B.
A entrada da W+K na Anheuser-Busch InBev ocorreu semanas após o fim de um relacionamento duradouro com Heineken – que hoje está alinhada na rede Publicis, com atendimento no Brasil pela Publicis Brasil. Já Bud Light era da BBDO de Nova York.
Perda sentida
A conta de Guaraná Antarctica estava com a DM9DDB desde 2007, quando venceu a NeogamaBBH em uma concorrência pela verba que, até então, estava com a Duda Propaganda. Mas o relacionamento da DM9 era anterior: foi responsável pelos comerciais “Pipoca” e “Pizza”, com o famoso jingle “Pipoca com Guaraná”, nos anos 1990 – quando a agência era liderada por Nizan Guanaes.
A última campanha da parceria foi Boralá, lançada nesta semana – o novo posicionamento de marca incentiva consumidores a adotarem um estilo de vida mais descontraído. Outra campanha recente de peso foi a de lançamento da linha Guaraná Black. Um dos destaques da comunicação de Guaraná Antarctica é o número de fãs no Facebook. Os 16 milhões a tornaram a marca mais “curtida” dentre as brasileiras na rede social.
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