Itens de amamentação ganham regulação
Decreto proíbe propaganda de produtos que interfiram no período de aleitamento como no caso de leites artificiais, mamadeiras e chupetas
Decreto proíbe propaganda de produtos que interfiram no período de aleitamento como no caso de leites artificiais, mamadeiras e chupetas
Meio & Mensagem
4 de novembro de 2015 - 11h02
A presidente Dilma Rousseff assinou, nesta terça-feira, 3, o decreto que regulamenta a Lei 11.265, de 2006 e trata da comercialização de alimentos para mães e crianças durante o período da amamentação.
A nova Lei proíbe que produtos que interfiram na amamentação tenham propagandas veiculadas.
Entre os principais itens estão papinhas, leites artificiais, produtos farináceos além de mamadeiras e chupetas que terão restrições em propaganda, descontos e exposições especiais em supermercados, por exemplo.
O objetivo do governo é assegurar o uso apropriado dos produtos e estabelecer orientações para a comercialização e publicidade. “O decreto que assinei visa estimular o aleitamento materno e, ao mesmo tempo, estabelece regras mais precisas para a comercialização de alimentos e produtos para as nossas crianças de até 3 anos”, disse a presidente durante a 5ª edição da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, onde o decreto foi assinado.
Outro item contemplado pela Lei diz respeito ao rótulo desses produtos. A
regra proíbe que as embalagens contenham fotos, desenhos e textos que induzam o uso. As embalagens devem trazer também a idade correta para o consumo e, no caso de chupetas, mamadeiras e bicos, é preciso informar também sobre os prejuízos que o uso desses materiais pode causar ao aleitamento materno.
Segundo o Ministério da Saúde, os estabelecimentos terão o prazo de um ano, a partir da publicação do decreto, para se adequarem às novas medidas.
Com informações da Agência Brasil
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público