Dança das contas: 190 mudanças de 2015
Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem contabiliza dança de 190 contas, fruto de trocas de agências, concorrências ou estreias de novos anunciantes
Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem contabiliza dança de 190 contas, fruto de trocas de agências, concorrências ou estreias de novos anunciantes
Alexandre Zaghi Lemos
19 de janeiro de 2016 - 10h30
O ano de 2015 foi o mais difícil da última década para o mercado brasileiro de agências de publicidade, com impactos significativos na queda em faturamentos e receitas, além de cortes de pessoal e diminuição de investimentos. Por outro lado, a crise econômica obrigou vários anunciantes a repensarem suas estratégias e relações com parceiras na área de comunicação e marketing. Essa movimentação acabou abrindo oportunidades de novos negócios – o que foi fundamental para muitas agências conseguirem contrapor a retração de parte dos clientes e até mesmo a perda de outras verbas.
O balanço anual da dança das contas feito por Meio & Mensagem contabilizou 190 negócios envolvendo as maiores agências do País, fruto da troca de parceiras, concorrências, entradas de novos anunciantes no mercado nacional ou lançamentos de empresas e marcas.
O levantamento mostra que, com o agravamento da crise econômica, aumentou o número de novos negócios, já que no balanço relativo a 2014 foram contabilizadas 150 mudanças.
No ano passado, houve até anunciante que mudou de agência duas vezes. É o caso de Lupo que em janeiro saiu da Africa Zero e seguiu para a McGarryBowen, agência que deixou em dezembro rumo à WMcCann.
As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender antes de 2015. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público