Almap e F/Nazca lideram Ranking M&M
Publicada pelo sétimo ano consecutivo, lista compila desempenho nas 17 principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais
Publicada pelo sétimo ano consecutivo, lista compila desempenho nas 17 principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais
Alexandre Zaghi Lemos
1 de março de 2016 - 5h47
Publicado pelo sétimo ano consecutivo, com o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do desempenho brasileiro nas principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais, o Ranking Meio & Mensagem relativo aos eventos realizados em 2015 destaca AlmapBBDO e F/Nazca S&S.
São considerados os festivais internacionais de Cannes, Londres, Nova York, Clio, One Show, D&AD, Art Director’s Club e IF Design; os ibero-americanos Wave, El Ojo e Fiap; e os nacionais Effie Brasil, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano, Prêmio Abril, Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards (confira a metodologia detalhada mais abaixo).
No ano passado, apesar do excepcional desempenho da F/Nazca (com o filme "100" e o case "SoundLab", ambos para Leica), a AlmapBBDO conseguiu manter-se na primeira colocação, muito pela performance da campanha “Os últimos desejos da Kombi”, criada em 2014 para a Volkswagen, e que já havia aparecido bem na edição anterior do Ranking Meio & Mensagem. Depois de ser a sexta na lista que considerou os festivais de 2014, a ação volta agora em terceiro lugar no compilado do ano passado.
Nas sete edições do ranking publicadas, a Almap foi e primeira em seis. Só perdeu o trono em 2013, para a Ogilvy & Mather. Veja, a seguir, a lista completa:
Ranking M&M 2015
|
Quantidade de prêmios
|
|||||
|
Agência
|
Pontos
|
GPs
|
Ouros
|
Pratas
|
Bronzes
|
1ª
|
AlmapBBDO
|
5.280
|
6
|
23
|
48
|
56
|
2ª
|
F/Nazca S&S
|
4.710
|
6
|
35
|
31
|
25
|
3ª
|
Ogilvy & Mather
|
2.457
|
2
|
19
|
16
|
16
|
4ª
|
FCB
|
1.899
|
1
|
10
|
15
|
13
|
5ª
|
J.Walter Thompson
|
1.056
|
|
6
|
9
|
10
|
6ª
|
Leo Burnett Tailor Made
|
1.016
|
1
|
5
|
3
|
20
|
7ª
|
DM9DDB
|
906
|
|
3
|
10
|
10
|
8ª
|
Africa
|
897
|
|
3
|
6
|
10
|
9ª
|
LDC (ex-Loducca)
|
604
|
|
4
|
5
|
8
|
10ª
|
Lew’Lara\TBWA
|
552
|
|
1
|
6
|
8
|
11ª
|
Mullen Lowe
|
506
|
|
4
|
2
|
9
|
12ª
|
Casa Rex
|
456
|
|
6
|
|
1
|
13ª
|
Y&R
|
454
|
|
|
5
|
4
|
14ª
|
Publicis
|
420
|
|
3
|
3
|
3
|
15ª
|
Talent Marcel
|
356
|
|
3
|
5
|
1
|
16ª
|
Blue Hive
|
332
|
|
2
|
1
|
9
|
17ª
|
Vetor Zero/Lobo
|
252
|
|
2
|
1
|
2
|
18ª
|
Wieden+Kennedy
|
214
|
|
|
1
|
8
|
19ª
|
Fbiz
|
200
|
|
1
|
2
|
2
|
20ª
|
Greco Design
|
161
|
|
2
|
|
1
|
21ª
|
Newstyle
|
154
|
|
11
|
|
|
22ª
|
Abracadabra
|
140
|
|
2
|
|
|
23ª
|
Wunderman
|
130
|
|
|
2
|
1
|
24ª
|
OZ Estratégia+Design
|
110
|
|
1
|
1
|
|
25ª
|
Neogama
|
105
|
|
1
|
|
|
Propeg
|
105
|
|
3
|
|
|
|
27ª
|
DPZ&T
|
102
|
|
1
|
2
|
|
28ª
|
David
|
98
|
|
1
|
|
|
UP Line
|
98
|
|
7
|
|
|
|
30ª
|
Grey
|
96
|
|
|
1
|
1
|
31ª
|
Isobar
|
88
|
|
|
1
|
2
|
32ª
|
Hands
|
84
|
|
6
|
|
|
PPM
|
84
|
|
1
|
|
|
|
34ª
|
Dim & Canzian
|
81
|
|
|
|
3
|
35ª
|
Revolution
|
80
|
|
|
1
|
1
|
36ª
|
Ampla
|
70
|
|
5
|
|
|
Brainbox
|
70
|
|
1
|
|
|
|
Brand Design Studio
|
70
|
|
1
|
|
|
|
Inobi
|
70
|
|
1
|
|
|
|
New360
|
70
|
|
1
|
|
|
|
Projeto Integrado
|
70
|
|
1
|
|
|
|
RAF Design
|
70
|
|
1
|
|
|
|
43ª
|
Google
|
64
|
|
|
1
|
1
|
44ª
|
Santa Clara
|
57
|
|
|
|
3
|
45ª
|
Salem
|
56
|
|
4
|
|
|
46ª
|
Agência We
|
45
|
|
|
|
1
|
47ª
|
Sunset
|
42
|
|
3
|
|
|
48ª
|
Moma
|
40
|
|
|
1
|
|
O2 Filmes
|
40
|
|
|
1
|
1
|
|
50ª
|
6P Marketing
|
35
|
|
1
|
|
|
Comunicação Explícita
|
35
|
|
1
|
|
|
|
Delantero
|
35
|
|
1
|
|
|
|
Idéia 3
|
35
|
|
1
|
|
|
|
Master
|
35
|
|
1
|
|
|
|
OneWG
|
35
|
|
1
|
|
|
|
Paim
|
35
|
|
1
|
|
|
|
Populus
|
35
|
|
1
|
|
|
|
SIC
|
35
|
|
1
|
|
|
|
59ª
|
R/GA
|
30
|
|
|
1
|
|
60ª
|
Arandas
|
28
|
|
2
|
|
|
Jotacom
|
28
|
|
2
|
|
|
|
Plan B
|
28
|
|
2
|
|
|
|
Plano B
|
28
|
|
2
|
|
|
|
64ª
|
Agência3
|
21
|
|
|
|
1
|
ID\
|
21
|
|
|
|
1
|
|
SapientNitro
|
21
|
|
|
|
1
|
|
67ª
|
CP+B
|
15
|
|
|
|
1
|
NBS
|
15
|
|
|
|
1
|
|
Stink
|
15
|
|
|
|
1
|
|
70ª
|
AD Agency
|
14
|
|
1
|
|
|
Atenas
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Ativação Live Marketing
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Editora Abril
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Fermento Promo
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Fino Trato Eventos
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Foster
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Guia MKT
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Help
|
14
|
|
1
|
|
|
|
M4U
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Monumenta
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Netza
|
14
|
|
1
|
|
|
|
OpusMúltipla
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Purple Cow
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Rapp
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Roockr
|
14
|
|
1
|
|
|
|
Sportion
|
14
|
|
1
|
|
|
|
ZeroTrês
|
14
|
|
1
|
|
|
Além do computo geral, o Ranking Meio & Mensagem é dividido em onze áreas. A Almap lidera em 2015 em cinco delas: Press, Outdoor, Digital, Integrated e Big Idea. A F/Nazca, que em 2014 ficou na nona colocação, aparece agora em segundo no geral e em primeiro nas duas áreas nas quais os seus cases para Leica arrebentaram: Film e Design. A Ogilvy mantém o terceiro lugar geral e lidera em três áreas: Direct, Promo e PR. A mais pontuada em Radio é a Talent Marcel.
|
Agência
|
Film
|
Press
|
Outdoor
|
Direct
|
Digital
|
Radio
|
Promo
|
Design
|
PR
|
Integrated
|
Big Idea
|
1ª
|
AlmapBBDO
|
657
|
2.099
|
921
|
120
|
724
|
|
176
|
286
|
|
192
|
105
|
2ª
|
F/Nazca S&S
|
1.916
|
363
|
273
|
386
|
66
|
120
|
81
|
1.317
|
|
139
|
49
|
3ª
|
Ogilvy & Mather
|
131
|
191
|
360
|
508
|
164
|
158
|
429
|
|
300
|
132
|
84
|
4ª
|
FCB
|
|
24
|
136
|
488
|
718
|
|
405
|
49
|
|
30
|
49
|
5ª
|
J.Walter Thompson
|
61
|
60
|
36
|
186
|
64
|
|
40
|
555
|
24
|
30
|
|
6ª
|
Leo Burnett Tailor Made
|
|
577
|
168
|
81
|
64
|
|
56
|
70
|
|
|
|
7ª
|
DM9DDB
|
75
|
57
|
110
|
117
|
246
|
|
139
|
162
|
|
|
|
8ª
|
Africa
|
35
|
35
|
326
|
|
331
|
75
|
15
|
80
|
|
|
|
9ª
|
LDC (ex-Loducca)
|
|
35
|
|
80
|
281
|
|
|
|
178
|
30
|
|
10ª
|
Lew’Lara\TBWA
|
64
|
134
|
210
|
15
|
|
69
|
45
|
15
|
|
|
|
11ª
|
Mullen Lowe
|
235
|
150
|
72
|
|
|
|
|
|
|
|
49
|
12ª
|
Casa Rex
|
|
|
|
|
|
|
|
456
|
|
|
|
13ª
|
Y&R
|
|
144
|
235
|
|
|
45
|
|
|
|
30
|
|
14ª
|
Publicis
|
|
|
49
|
91
|
186
|
|
94
|
|
|
|
|
15ª
|
Talent Marcel
|
100
|
35
|
|
|
|
221
|
|
|
|
|
|
16ª
|
Blue Hive
|
242
|
|
|
42
|
48
|
|
|
|
|
|
|
17ª
|
Vetor Zero/Lobo
|
35
|
|
|
|
|
|
|
217
|
|
|
|
18ª
|
Wieden+Kennedy
|
48
|
|
|
39
|
112
|
|
|
|
|
15
|
|
19ª
|
Fbiz
|
|
45
|
75
|
|
35
|
|
|
15
|
|
30
|
|
20ª
|
Greco Design
|
|
|
|
|
|
|
|
161
|
|
|
|
21ª
|
Newstyle
|
|
|
|
|
|
|
154
|
|
|
|
|
22ª
|
Abracadabra
|
|
|
|
|
|
|
|
140
|
|
|
|
23ª
|
Wunderman
|
|
|
130
|
|
|
|
|
|
|
|
|
24ª
|
OZ Estratégia+Design
|
|
|
|
|
|
|
|
110
|
|
|
|
25ª
|
Neogama
|
105
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Propeg
|
35
|
70
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
27ª
|
DPZ&T
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
102
|
|
28ª
|
David
|
|
|
|
|
|
|
|
98
|
|
|
|
UP Line
|
|
|
|
|
|
|
98
|
|
|
|
|
|
30ª
|
Grey
|
|
|
21
|
|
|
|
|
|
75
|
|
|
31ª
|
Isobar
|
|
|
|
|
88
|
|
|
|
|
|
|
32ª
|
Hands
|
|
|
|
|
|
|
84
|
|
|
|
|
PPM
|
|
|
|
|
|
|
|
84
|
|
|
|
|
34ª
|
Dim & Canzian
|
|
|
|
24
|
21
|
36
|
|
|
|
|
|
35ª
|
Revolution
|
|
80
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
36ª
|
Ampla
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
Brainbox
|
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
Brand Design Studio
|
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
Inobi
|
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
New360
|
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
Projeto Integrado
|
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
RAF Design
|
|
|
|
|
|
|
|
70
|
|
|
|
|
43ª
|
Google
|
|
|
|
|
24
|
|
|
|
40
|
|
|
44ª
|
Santa Clara
|
|
|
|
|
36
|
|
|
|
|
21
|
|
45ª
|
Salem
|
|
|
|
56
|
|
|
|
|
|
|
|
46ª
|
Agência We
|
|
|
45
|
|
|
|
|
|
|
|
|
47ª
|
Sunset
|
|
|
|
42
|
|
|
|
|
|
|
|
48ª
|
Moma
|
40
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O2 Filmes
|
15
|
|
|
|
25
|
|
|
|
|
|
|
|
50ª
|
6P Marketing
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Comunicação Explícita
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delantero
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Idéia 3
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Master
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
OneWG
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Paim
|
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Populus
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SIC
|
35
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
59ª
|
R/GA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
30
|
|
60ª
|
Arandas
|
|
|
|
|
|
|
28
|
|
|
|
|
Jotacom
|
|
|
|
28
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Plan B
|
|
|
|
28
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Plano B
|
|
|
|
|
|
|
28
|
|
|
|
|
|
64ª
|
Agência3
|
|
21
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ID\
|
|
|
|
|
21
|
|
|
|
|
|
|
|
SapientNitro
|
|
|
21
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
67ª
|
CP+B
|
|
|
|
|
|
15
|
|
|
|
|
|
NBS
|
15
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Stink
|
15
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
70ª
|
AD Agency
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
Atenas
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Ativação Live Marketing
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Editora Abril
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fermento Promo
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Fino Trato Eventos
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Foster
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Guia MKT
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Help
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
M4U
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Monumenta
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Netza
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
OpusMúltipla
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
Purple Cow
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Rapp
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Roockr
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sportion
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
ZeroTrês
|
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
Como o Ranking M&M é feito
Para cada troféu conquistado por campanhas desenvolvidas por agências atuantes no Brasil nos eventos incluídos no Ranking Meio & Mensagem é atribuída a pontuação de 10 para Grand Prix, 7 para Ouro, 5 para Prata e 3 para Bronze.
Além disso, cada um dos 17 festivais considerados tem um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.
Os pesos de cada evento são: Festival de Cannes (peso 15); D&AD e One Show (peso 14); Art Director’s Club, Clio, Festival de Londres e Festival de Nova York (peso 12); IF Design (peso 10); Wave Festival in Rio (peso 8); El Ojo e Fiap (peso 7); Effie Brasil (peso 6); Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano e Prêmio Abril (peso 5); e Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards (peso 2).
Mesmo nos festivais considerados, nem todos os troféus são contabilizados. Recebem privilégio os prêmios que melhor se enquadram nas 11 áreas do Ranking Meio & Mensagem: Film, Radio, Digital, Press, Outdoor, Direct, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea.
Sendo assim, do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, não participam as áreas Media, Creative Data, Creative Effectiveness, Branded Content & Entertainment, Innovation, Product Design, Glass Lion, Health & Wellness, Pharma, Product Design e Grand Prix for Good além do Young Lions. Nos demais festivais, as áreas não contabilizadas são: D&AD (Art Direction, Book Design, Branding, Product Design, Spatial Design, Crafts for Advertising, White Pencil, Writing for Advertising e Writing for Design e Music Videos); One Show (Advertising – Innovation – Print, Advertising – Green Pencial, Advertising – Experiential, Advertising – No-broadcast, IP & Products e Branded Entertainment); Clio Awards (Engagement, Branded Entertainment & Content, Content & Contact e Innovative Media, Music Film e Music Events/Engagement); Festival de Londres (Billbord, Music Video, Music & Sound, Branded Entertainment, Production & Post-Production, No-Traditional, The New e Of The Year Awards); Art Director’s de New York (Phothography, Motion e Illustration); Festival de Nova York (Avant-Garde, Branded – Entertainment e Creative Marketing Effectiveness); El Ojo de Iberoamérica (Sustentable, Postales, Sports, Producción Gráfica, Producción Audiovisual, Idea Latina, Eficacia, Contenido, Media e Innovación); Festival Ibero-americano de Publicidade (Innovación en Medios, Creatividad Efectiva e Creatividad independendiente em Redes Sociales além da área técnica de Producción Audiovisual); Anuário do Clube de Criação (Estrela Preta, Estrela Verde, Branded Content e Filmes para outras telas); Prêmio Abril de Publicidade (Melhor Utilização Criativa do Meio Revista, Grand Prix de Mídia, Mídia Revista e Jovens Criativos); Prêmio Abemd, da Associação Brasileira de Marketing Direto (Programa BtoC, Call Center/Contact Center, CRM/Database/Loyalty e Prêmio Correios); e Ampro Globes Awards, promovido pela Associação de Marketing Promocional (prêmios especiais); IF Design (Product Design); Wave (Green Wave e Branded Content).
Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São considerados apenas os troféus atribuídos a campanhas.
A compilação e checagem dos dados é feita pela área de Anuários do Grupo Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público