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O melhor branded content de 2015

De Netflix e Wall Street Journal a GE e New York Times, conheça as 10 melhores parcerias entre marcas e veículos no ano


14 de dezembro de 2015 - 5h34

(*) Por Jerrid Grimm, do Advertising Age

Dizer que o conteúdo nativo tem crescido desde o ano passado seria um eufemismo. Em 2014, o Pressboard analisou 1.500 projetos para nossa lista ‘dos melhores’ – este ano foram cerca de 7.000. Para se ter uma ideia da dimensão da coisa, tivemos que comprar kits de Realidade Virtual só para avaliar alguns inscritos.

2015 foi o ano em que o conteúdo nativo mudou de experimental para fundamental, e quase todas as grandes editoras e marcas descobriram o poder das histórias em vez de anúncios. Eis algumas das melhores dos últimos 12 meses.

 

1. Netflix + The Wall Street Journal: Cocainenomics

Netflix não está apenas transformando o cenário da televisão – ele também está mudando a maneira com a qual os editores constroem seus programas de conteúdo nativo. Primeiro foi o New York Times e a série "Orange is The New Black"; depois, a revista americana “Wired” e "TV Got Better”. Agora, é “Narcos". O Netflix fez uma parceria com o The Wall Street Journal para criar uma experiência incrivelmente envolvente impulsionada por uma ideia – contar a história de Pablo Escobar e o cartel de Medellín através de uma lente de negócios e economia. Foram cerca quatro mil palavras apoiadas por mapas interativos, vídeos personalizados e um quiz sobre Escobar que foi jogado mais de 500 mil vezes. Considere-o “El Patron” da conteúdo nativo.

 

2. Nokia + Wired: #MakeTechHuman

A Nokia pode ter vendido o negócio de telefonia para a Microsoft, mas a companhia ainda está procura resolver alguns problemas globais graves. A parceria de um ano com a revista Wired, intitulada #MakeTechHuman, explora temas como privacidade, inteligência artificial, conexão e igualdade. A peça de resistência é a Reddit Ask Me Anything (AMA) com ninguém menos que o professor Stephen Hawking, que ainda continua como um dos AMAs mais populares da história de Reddit.

 

3. Tabasco + Thrillist: Boldest Grilling Guide

Os homens recorrem ao guia Thrillist para encontrar o que comer, beber e comprar. Aproveitando essa influência, a Tabasco fez uma parceria com o Thrillist para criar o "Guia do churrasco mais audacioso" – um livro de receitas digital para o homem que ama fazer churrasco. O hub de conteúdo personalizado vem acompanhado de, bem, acompanhamentos. Os acompanhamentos são selecionados pela curadoria de alguns dos melhores restaurantes e chefs do país e divididos em passo a passo simples para os não-chefs.

 

4. Mini + Fast Company: The New Magic

Para promover o lançamento dos filmes de Realidade Virtual Mini “Backwater” e “Real Memories”, o hub de conteúdo The New Magic explora as próximas aplicações de realidade virtual e o que isso significa para o futuro do entretenimento, educação, saúde e jornalismo. A série de seis episódios inclui aulas de história, entrevistas com pioneiros em VR e uma exploração dos efeitos emocionais e empáticos de estar imerso nas notícias, em vez de simplesmente assisti-las.

 

5. Clorox + Huffington Post: Don’t Stress the Mess

Combinando vídeos personalizados, quizzes e um viciante "Quem fez a bagunça, o cachorro ou a criança?" clique e saiba, este programa abrange as bagunças da vida por meio de uma combinação de brand content e curadoria editorial do HuffPost.

 

6. Cathay Pacific + Mashable: #OneDayOffline

Ninguém é mais consciente de quanto nossas vidas estão se movimentando online do que o Mashable. Sua parceria com a Cathay Pacific explorou o que as pessoas fariam com um #OneDayOffline. Pessoas vieram de todo o mundo para uma desintoxicação digital no norte do estado de Nova York, onde eles comeram, beberam e colheram maçãs – que não tinham nada a ver com o Mac. O conteúdo já conseguiu mais de 4,5 mil de compartilhamentos.

 

7. Ford + Hearst: The Code

A Hearst aproveitou todo seu torque para trazer "Built Ford Tough" para a vida. Ao longo de um período de nove meses, uma equipe de editores dedicados criou mais de 120 peças de conteúdo original detalhando as habilidades e ferramentas que cada homem deve ter. Com o nome de "O Código", o programa editorial passou por Car and Driver, Esquire, Popular Mechanics e Road & Track.

 

8. Hulu + Gawker: Dificult People

O branded content tende a ser extremamente positivo por natureza, com muito poucas marcas procurando associar-se com temas polêmicos ou negativos. Isso não pode ser dito, no entanto, para a parceria de Hulu e Gawker para promover a série original "Pessoas Difíceis". O programa de conteúdo apresenta histórias como "os piores lugares de Nova York e os idiotas que vivem lá" e um vídeo original estrelando "Os nojentos", dando conselhos de relacionamento indesejados que todo casal feliz precisa. 

 

9. Revlon + Refinery29: Signs of Love

A parceria de um ano da Revlon com um dos mais temas mais populares da Refinery29 – astrologia. A série combina amor de horóscopos com looks de maquiagem, linda fotografia e vídeo ‘como se faz’. O conteúdo se encaixa muito bem com a tarifa normal da Refinery29 e a estratégia "Love Is On", da Revlon.

 

10. GE + New York Times: How Nature is Inspiring Our Industrial Future

Não seria uma lista dos melhores sem a GE. A cada ano, a marca eleva o nível benchmark mais alto, e 2015 não foi exceção. A parceria da GE com o New York Times revela como os cientistas da GE estudam asas de borboleta para desenvolver sensores melhores, pega ideias de barbatanas de baleia para os motores a jato e explora como as escolas de pesca podem ajudar a construir parques eólicos melhores. A campanha vai bem mais além de palavras com as filmagens de um vídeo personalizado de realidade virtual. Esta foi a campanha 100ª da TBrand, agência de conteúdo do NYT, e Sebastian Tomich, VP de publicidade e inovação do The New York Times, me disse que "nada marca a mais nossa jornada do que produzir um filme com a GE, que está no topo da tecnologia de vídeo".

 

Tradução: Amanda Boucault

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