Vivo revê práticas de comunicação e marketing
Maior anunciante de telecom do País faz auditoria e impõe novas regras aos fornecedores da área
Vivo revê práticas de comunicação e marketing
BuscarVivo revê práticas de comunicação e marketing
BuscarMaior anunciante de telecom do País faz auditoria e impõe novas regras aos fornecedores da área
Meio & Mensagem
25 de julho de 2016 - 18h23
(Crédito: Reprodução)
Por Bárbara Sacchitiello e Jonas Furtado
A Telefônica Vivo encaminhou aos seus fornecedores de comunicação e marketing, incluindo as agências de publicidade, um documento que estabelece novas práticas de relacionamento com o anunciante. A reportagem de Meio & Mensagem apurou que as instruções e normas de conduta estabelecidas neste mês já estão valendo para o setor de publicidade.
Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a Telefônica foi a sexta maior compradora de mídia do País em 2015, com investimento de R$ 530 milhões, o que faz da marca Vivo a maior anunciante da área de telecom. A verba é dividida entre Africa, DPZ&T e Y&R.
Em reportagem publicada em sua edição desta segunda-feira, 25, o Valor Econômico informa que a Telefônica Vivo promove uma auditoria em seus contratos no departamento de marketing, que “deve levar ao descredenciamento de prestadores de serviços”. Segundo o jornal, o objetivo da auditoria é “verificar a existência de irregularidades em relação às normas adotadas em contratos e discordâncias em relação aos preços negociados”.
A reportagem de Meio & Mensagem entrou em contato com a Telefônica e as três agências de publicidade que dividem a conta do anunciante, mas nenhum deles quis se pronunciar oficialmente sobre o caso.
No final do ano passado, a Vivo realizou concorrência pela sua conta publicitária off-line, manteve Africa, DPZ&T e Y&R, que já a atendiam, e dispensou a DM9DDB. Na ocasião, também estava em curso outra disputa, não finalizada, pela verba online do anunciante, disputada por DM9DDB, Havas, Wunderman e um inédito consórcio formado por empresas da Publicis: AG2 Nurun, Espalhe MSLGroup e SapientNitro.
A diretoria de imagem e comunicação da Vivo, área da companhia responsável pelo relacionamento com as agências de publicidade, está vago desde junho, quando Cris Duclos deixou a empresa, na qual trabalhava desde 2008. Cris era subordinada ao chief revenue officer, Christian Gebara. Na semana passada, a empresa anunciou outra mudança, desta vez em sua estrutura organizacional para reunir sob a mesma vice-presidência todas as áreas relacionadas à transformação digital. A nova vice-presidência de estratégia digital e inovação passa a ser ocupada por Ricardo Sanfelice. Ele se reporta a Gebara, assim como as áreas de marketing e vendas.
Caso Vivo incomoda agências e produtoras
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca