Kraft Heinz faz oferta de US$ 143 bi pela Unilever
Multinacional anglo-holandesa recusou a proposta e diz não ter nenhum interesse conversar com o grupo controlado pelo 3G Capital e pela Berkshire Hathaway
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Mariana Stocco
17 de fevereiro de 2017 - 15h51
A Kraft Heinz, que é controlado pela 3G Capital e pela Berkshire Hathaway, fez uma oferta de US$ 143 bilhões para comprar a gigante Unilever. A Unilever, no entanto, já recusou a proposta. Esse é o primeiro grande movimento após a fusão entre a Heinz e a Kraft, que foi concretizada em 2015 em um valor de US$ 40 bilhões.
De acordo com o New York Times, a Kraft informou que a oferta foi negada, mas que “está esperançosa de trabalhar nos termos e alcançar um consenso”.
A Unilever, no entanto, afirmou que o valor da proposta é muito baixo e que a empresa não viu “nenhum mérito financeiro ou estratégico” para os seus acionistas. Além disso, a companhia pontuou que não vê motivos para futuras discussões.
“Nós não vemos a lógica ou a oportunidade dessa transação, pelo menos em relação a uma empresa alimentícia de larga escala”, opina Christopher Growe, analista da Stifer, em comunicado aos clientes. O profissional também pontuou que as diversas marcas da Unilever e suas inúmeras categorias fariam “esse negócio muito difícil de integrar e gerenciar”.
O negócio daria a Kraft Heinz uma dose generosa de exposição em mercados em crescimento. A Unilever tem 57% das suas vendas feitas em mercados emergentes. A América do Norte responde por US$ 9,6 bilhões do total de US% 55,9 bilhões das suas vendas globais. Já a América Latina corresponde a US$ 8,5 bilhões e a Europa por US$ 14 bilhões.
O valor foi baseado em uma oferta de US$ 50 por ação, preço que está 18% acima do valor do fechamento da bolsa.
Caso concretizada, a operação seria uma das maiores da história do mercado de bebidas e alimentos. A fusão entre ABInbev e SAB Miller, em 2015, foi avaliada em US$ 123 bilhões.
*Com informações do AdAge
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