Assinar

Uno de Escada revela nome do Fiat Cronos

Buscar

Uno de Escada revela nome do Fiat Cronos

Buscar
Publicidade
Marketing

Uno de Escada revela nome do Fiat Cronos

Ação baseada no meme marca a estreia do núcleo de conteúdo e criação Crie, da montadora, e divulga em primeira mão o nome do novo modelo


20 de outubro de 2017 - 16h06

crédito: reprodução

Uma corrida de Unos Mille com Escada foi a estratégia utilizada pela Fiat para revelar o nome do seu novo sedan, cujo lançamento oficial está previsto para o primeiro semestre de 2018. Batizado de Cronos, o carro é a versão sedan do Argo e será produzido na Argentina. Para mobilizar o público, a montadora se apropriou de um meme da internet, “Uno com Escada”, brincadeira que tem mais de 500 mil conteúdos gerados nas redes sociais e recentemente virou game.

Depois de publicar um teaser na terça-feira, 17, convidando o internauta a assistir à corrida, a Fiat colocou no ar nesta sexta-feira, 20, um filme (veja abaixo) com a prova, realizada no autódromo Mega Space, em Belo Horizonte. Durante a prova seis Unos Mille com escadas deram seis voltas no circuito. A cada volta completada, um Mille era substituído por um modelo atual do portfólio da Fiat, como Mobi, Argo e Toro, com uma letra do nome do novo carro gravada nele. Ao final, o nome Cronos é formado. No entanto, apenas o nome foi revelado. Fotos e especificações do modelo só serão divulgados no ano que vem. A produção é da Estilingue Filmes.

“Identificar o que já é comportamento e assunto no ambiente digital é uma tarefa importante para as marcas que querem aumentar a sua relevância. Mais do que comunicar o nome do novo carro da Fiat, usamos o meio digital para convidar nossos consumidores a conversar e se divertir com a marca, usando o meme do carro mais rápido da internet, o Uno de escada”, destaca Rafael Guaranha, diretor geral de criação da Sunset.

A ação foi o primeiro projeto do Crie, núcleo de criação e conteúdo, além de análise de performance digital e compra de mídia programática, da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A área, que fica sob o guarda-chuva da diretoria de comunicação, marketing e sustentabilidade da empresa, funciona no prédio da companhia na cidade de São Paulo, e reúne um time de 40 pessoas, incluindo profissionais de agências parceiras da montadora — Much More e Gauge (performance e monitoramento), Sunset, (conteúdo, interação e CRM), Leo Burnett Taylor Made (conteúdo e mídia), F.biz (conteúdo e mídia), Blinks (mídia), Avenue Code (tecnologia) e o spin-off da Isobar D-CODE (user experience). O Crie tem três líderes. São eles Alan Leite, gerente sênior dos canais digitais e CRM da FCA Latam (performance); Bárbara Bono, head de conteúdo e criação (conteúdo e criação); e Denis Onish, gerente de mídia da FCA Latam (mídia).

“O Crie é quase como um coworking organizado pela FCA. É muito mais do que uma sala de performance, um hub de conteúdo e uma mesa de mídia programática. É uma nova forma de fazer comunicação para cliente, agência e mídia, com uma dinâmica diferente”, explica João Batista Ciaco, diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.

O processo de criação da corrida de Unos Mille envolveu lovers da marca, monitoramento de redes sociais e a linguagem nativa da internet. “O diálogo com o consumidor mudou e ele quer fazer parte da criação das narrativas das marcas que ele gosta. O que fizemos foi simplesmente juntar algo que conectava a Fiat emocionalmente às pessoas e deixar com que elas nos ajudassem também a escrever os novos capítulos da nossa história. A corrida é um gatilho para uma entrega maior de conteúdo, onde os protagonistas são os amantes da Fiat”, diz Bárbara.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos