O feriado internacional da Nutella
World Nutella Day, criado por uma fã do produto, se tornou data oficial da Ferrero e momento propício para promover a marca nas redes sociais
World Nutella Day, criado por uma fã do produto, se tornou data oficial da Ferrero e momento propício para promover a marca nas redes sociais
Sergio Damasceno Silva
5 de fevereiro de 2018 - 6h00
Os fãs de Nutella (são 32 milhões no Facebook e mais alguns milhões no YouTube, Instagram e Twitter) têm data marcada para comemorar o creme de avelã: esta segunda-feira, 5, é apontada internacionalmente como o World Nutella Day (ou dia mundial de Nutella). A data surgiu como uma brincadeira criada em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso, que decidiu criar um dia de comemoração para compartilhar a paixão por Nutella.
Em 2015, a Ferrero, proprietária da Nutella (e também do Kinder Ovo, TicTac, Rafaello e Ferrero Rocher) adquiriu o site comemorativo e formalizou o dia, para a alegria dos fãs mundiais. Na verdade, a marca soube apropriar-se da paixão que atravessa o mundo (são mais de 170 países que consomem as guloseimas produzidas por 22 fábricas espalhadas pelo mundo) e fazer essa paixão ganhar escala nas redes sociais. A marca apresenta um forte e consistente crescimento nas redes sociais, alimentado principalmente pelas conversas online que giram em torno do compartilhamento de receitas com o produto e as mais diversas formas de consumi-lo.
A Ferrero pratica a política da discrição quando se trata de falar sobre a empresa: familiar, é quase inacessível para comentar estratégia e marketing. Na publicidade, também é discreta: patrocinou apenas por três anos a seleção italiana de futebol, seu país de origem. De resto, o produto tem forte apelo por razões apontadas bem lógicas, apontadas por especialistas: é um produto único que encontrou um nicho para explorar; está inserido na cultura pop de consumo jovem; proclama-se como um produto típico no dia a dia da família (a publicidade brasileira de Nutella, inclusive, segue esse tom); tem alto engajamento nas redes sociais; e, finalmente, é, provavelmente, uma das poucas marcas que têm um dia internacional para chamar de seu.
Sobre a data, a Nutella é sucinta: “A Nutella tem a honra de ter fãs tão incríveis e dedicados e deixa a voz do World Nutella Day para eles, que incorporam a energia otimista e dinâmica da festa”, disse, em comunicado. “A Nutella acredita firmemente que essa jornada especial deve continuar sendo liderada por seus fãs apaixonados, da mesma forma que começou em 2007. Por esse motivo, a Nutella confia em todos e cada um dos seus fãs para compartilhar o amor e nos comunicar sobre a melhor maneira de celebrar o World Nutella Day”.
Diariamente, são produzidos, na fábrica de Alba, na Itália, dois milhões de potes de Nutella, em porções que vão de 15 gramas a três quilos. Os estoques da fábrica chegam a ter até cem milhões de avelãs por dia e um terço da produção mundial do fruto são adquiridos pela Ferrero para a fabricação de Nutella.
Compartilhe
Veja também
Eisenbahn será a cerveja oficial do The Town 2025
Marca premium substitui Heineken, parceira na edição inaugural, como parte da estratégia do Grupo Heineken de ampliar a presença e diversificar seu portfólio em grandes eventos
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças