Assinar

Streaming: a nova jogada dos clubes de futebol

Buscar

Streaming: a nova jogada dos clubes de futebol

Buscar
Publicidade
Marketing

Streaming: a nova jogada dos clubes de futebol

Depois do Palmeiras, Corinthians também lança sua plataforma própria de vídeos, que podem criar nova conexão entre torcedores, times e marcas


29 de maio de 2018 - 18h05

(Crédito: Reprodução)

Na tarde dessa terça-feira, 29, o Corinthians informou a sua torcida o lançamento do streaming da Corinthians TV, canal de conteúdo audiovisual do clube. Pela plataforma, será possível assistir, via online, competições e partidas de diversas modalidades esportivas do clube, além de bastidores, treinos e reportagens com os atletas e elenco do time.

A iniciativa é semelhante a que o rival, Palmeiras, anunciou há duas semanas. Chamada de TV Palmeiras Play, a plataforma de streaming do clube alviverde também reúne conteúdo exclusivo e tem, como meta, exibir jogos e eventos ao vivo. A estratégia do clube é investir no conteúdo de outras modalidades esportivas, como futsal, basquete e natação.

Diferentemente da estratégia do Palmeiras – que pretende restringir o conteúdo da TV apenas para os cadastrados em seu programa de sócio-torcedor – o Corinthians manterá aberto o acesso à sua plataforma. A estreia da TV do clube acontece com a transmissão da Liga Ouro de Basquete, em que o time do Corinthians enfrenta o Macaé. Ao acessar a plataforma e efetuar um login de cadastro, o usuário poderá acompanhar a partida na íntegra.

Ter um canal próprio para exibir o conteúdo do clube é algo estratégico não apenas pela conexão direta com a base de torcedores como também pela possibilidade de ter novas fontes de receitas. No caso do Palmeiras, o clube notou que, pelo YouTube, não teria como propor diferentes formatos comerciais aos anunciantes, uma vez que sempre estaria limitado a uma plataforma de terceiros. Essa foi uma das razões que levou ao desenvolvimento do streaming próprio.

De acordo com informações obtidas junto à comunicação, essa também é a ideia do Corinthians. Na plataforma própria de vídeos, o clube poderá exibir anúncios, vinhetas ou outros formatos comerciais feitos com patrocinadores ou com outras marcas com as quais negociar.

Futebol ao vivo
Aquilo que mais atrai o torcedor, no entanto, ainda é algo que está longe das plataformas de streaming dos clubes. Por conta dos direitos de transmissão negociados com a Globo, os clubes não podem exibir jogos ao vivo dos times profissionais de futebol em suas plataformas. Algumas flexibilidades nessa regra, no entanto, podem ser negociadas.

No caso do Palmeiras, a proposta é negociar os direitos para mostrar em seu streaming partidas de times da base, por exemplo, e até amistosos que não seriam exibidos pela mídia oficial.

Já para o Corinthians, a estratégia para preencher a vaga deixada pela transmissão ao vivo dos jogos foi oferecer um conteúdo de humor aos usuários. A TV Corinthians irá exibir uma narração especial dos jogos do time profissional, feita pela equipe do Canal Vilinha, conhecidos por fazer paródias de futebol. A primeira narração desse estilo será nessa quinta-feira, 31, quando o Corinthians enfrenta o América Mineiro pelo Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

    Banco do Brasil recria faces de personalidades negras

    Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto

  • São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição

    São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição

    Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025