A busca pela identidade do Furacão
Com nova marca, criada pela Oz estratégia+design, Athletico Paranaense pretende se destacar no mercado do futebol
Com nova marca, criada pela Oz estratégia+design, Athletico Paranaense pretende se destacar no mercado do futebol
Fernando Murad
21 de dezembro de 2018 - 15h58
Com um universo de clubes de futebol com o nome de Atlético, era comum ouvir comentaristas esportivos chamarem o Clube Atlético Paranaense (CAP) ser chamado de Atlético do Paraná — para grande irritação da torcida do Furacão, como é conhecido pelos fãs. Com o objetivo de se diferenciar dos xarás, modernizar sua imagem e projetá-la internacionalmente, o clube desenvolveu, em parceria com a Oz estratégia+design, nova marca, tipografia e uniformes.
Iniciado em fevereiro de 2018, o trabalho de branding, posicionamento e design foi apresentado no dia 11 deste mês, véspera da decisão da Copa Sul-Americana. A conquista do título, o primeiro internacional da história do Furacão, deu força ao projeto, que agora entrará em campo na temporada 2019, quando a equipe adota a nomenclatura Club Athletico Paranaense (nome original da fundação, em 1924). O projeto do CAP incluiu, ainda, mascotes criados pela Spirit, a Família Furacão.
“O ambicioso projeto de se destacar não só no cenário nacional como no internacional – que começou muito bem com a conquista da Copa Sul-americana – pedia claramente uma nova identidade visual: sintética, contemporânea e com muita personalidade, uma vez que tem linguagem diferenciada dos escudos tradicionais. Essa limpeza visual permite que a marca seja facilmente desenhada por qualquer torcedor e também facilita muito sua reprodução nos diferentes produtos do clube”, explica Giovanni Vannucchi, sócio da Oz.
O projeto da nova marca, submarcas, tipografia própria (com Fabio Haag) e uniformes (em parceria com a Umbro) incluiu pesquisa com mais de 1.300 sócios, entrevistas com personalidades do clube e formadores de opinião, além da análise de estudos sobre futebol e gestão. Com isso, a Oz chegou aos quatro pilares que foram o Furacão: entusiasmo, rebeldia, inovação e ambição.
“Toda a identidade foi construída a partir desse posicionamento. O CAP sempre foi reconhecido, até por seus adversários, como um dos clubes mais inovadores do panorama futebolístico e por esse motivo o clube nos pediu que a nova identidade rompesse com a atual, reforçando essa imagem ousada e completamente alinhada com a visão de futuro para o Athletico”, conta Vannucchi.
Nas redes sociais, torcedores fizeram comentários apontando semelhanças do novo escudo do CAP com a marca da Honda Motos e com um símbolo utilizado pela Nike para promover corridas de rua. “São marcas minimalistas, tendência de hoje, existe um risco de ter uma coisa parecida com isso. Estou tranquilo, sei todo o processo que desenvolvemos aqui. São marcas parecidas, já vi muito isso, não é a primeira vez”, justificou o sócio da Oz em entrevista para o UOL Esporte.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025