Assinar

Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo

Buscar

Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo

Buscar
Publicidade
Marketing

Brasileirão é 10º em ranking de receita em dias de jogo

Estudo da Sports Value aponta ligas norte-americanas MLB, NFL, NHL e NBA com as maiores arrecadações


1 de março de 2019 - 19h11

Palmeiras é o segundo time brasileiro em termos de arrecadação com matchday (crédito: divulgação)

As grandes ligas esportivas dos Estados Unidos – MLB (baseball), NFL (futebol americano), NHL (hóquei) e NBA (basquete) – lideram o ranking global de faturamento com matchday, dinheiro que cada time movimenta com seu estádio. O estudo foi elaborado pela Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding e patrocínios, e analisou os dados financeiros e estatísticas de público nos jogos dos times e de cada uma das 20 maiores ligas esportivas do mundo.

A receita global de arenas, estádios e complexos esportivos supera US$ 50 bilhões anuais. O mercado norte-americano é o maior, representando mais de 51% do volume, seguido da Europa com 34%. O restante do planeta fica com apenas 15%. Mercado brasileiro de clubes de futebol movimentou em 2017, US$ 250 milhões com seus estádios, apenas 0,5% do volume global. A Série A do Brasileirão é décima liga com maior faturamento, e a sexta levando-se em conta apenas as de futebol.

Embora a taxa de ocupação dos estádios brasileiros tenha passado de 18%, em 2003, para 43%, o percentual ainda é baixo. “Apresentamos a menor taxa de ocupação, portanto com muito espaço para crescer em novas receitas. Com um esforço para lotar os jogos, o mercado brasileiro poderia estar entre as três maiores receitas de matchday do futebol mundial. Se apresentássemos o mesmo índice de ocupação das grandes ligas, poderíamos faturar US$ 500 milhões anuais com nossos estádios”, projeta Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas