Carrefour inicia parceria com a “Amazon Go” brasileira
Mercado autônomo em São Paulo foi desenvolvido pela startup Zaitt e passa a contar com o apoio operacional do grupo varejista
Carrefour inicia parceria com a “Amazon Go” brasileira
BuscarCarrefour inicia parceria com a “Amazon Go” brasileira
BuscarMercado autônomo em São Paulo foi desenvolvido pela startup Zaitt e passa a contar com o apoio operacional do grupo varejista
Luiz Gustavo Pacete
27 de março de 2019 - 6h00
O Carrefour fechou uma parceria com a startup Zaitt, especializada em tecnologias de automação. O objetivo é a operação em conjunto do primeiro mercado 100% autônomo brasileiro, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo. A primeira unidade do projeto foi criada no ano passado no Espírito Santo. Com foco em food service, snacks, bebidas, produtos de limpeza, higiene pessoal e orgânicos, o mercado funciona 24h.
“Estamos testando novos conceitos, inovações e tecnologias para melhorar a experiência de compra e alcançar novos clientes. Assim como fazemos globalmente, iremos estreitar parcerias com empresas e startups que nos tragam novas tecnologias e competências para acelerar a nossa transformação digital e gerar escala para serviços e soluções realmente inovadores”, destaca Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil.
A base da autonomia está no aplicativo da Zaitt que possui sistema de pagamento e exclui a necessidade de caixas e filas. O próprio cliente controla a jornada dentro do mercado que conta com câmeras e sensores que monitoram cada ação e reconhecem quem está no ambiente em tempo real. Diferentemente da unidade da Zaitte em operação no Espírito Santo — que faz uso do formato Scan&Go com a leitura do QR Code do produto via aplicativo — na loja de São Paulo o cliente conta uma nova experiência chamada RFID. Um sistema de identificação de produtos automático por meio de sinais de rádio.
A AmazonGo, e o varejo, para onde vai?
“Compreendemos a unidade de São Paulo como um marco não só nacional, como também em âmbito global. Estamos radiantes com a oportunidade de trazer uma experiência de compra inovadora e completa aos clientes. E, claro, termos um parceiro como o Grupo Carrefour nessa jornada nos traz ainda mais energia para continuar criando formas de revolucionar o varejo”, diz Rodrigo Miranda, cofundador da Zaitt. A loja possui o mesmo conceito da Amazon Go, loja inteligente da Amazon, lançada em 2018 e que permite total autonomia aos consumidores.
A parceria com a Zaitt é uma das dezenas de projetos envolvendo o Carrefour eBusiness Brasil (CeBB), nova unidade de negócios focada em e-commerce de alimentos do grupo criada em fevereiro deste ano. O movimento do Carrefour Brasil está em linha com a estratégia da companhia de tornar-se cada vez mais digital. O grupo mantém no Brasil, desde dezembro, um plano piloto da tecnologia Scan & Go. O sistema permite que o cliente realize suas compras na loja física e efetue o pagamento via aplicativo no celular sem a necessidade de passar pelo caixa.
Concorrente direto do Carrefour, o Walmart é outro varejista que caminha para tornar-se cada vez mais uma empresa de tecnologia. De acordo com Jeremy King, vice-presidente de tecnologia do Walmart, em entrevista à Bloomberg em janeiro, o objetivo da rede é contratar dois mil especialistas em tecnologia em 2019. Entre as vagas a serem preenchidas estão cientistas de dados, engenheiros de software e designers que trabalharão em nove escritórios da rede sendo os principais Vale do Silício, nos Estados Unidos, e Bangalore, na Índia.Compartilhe
Veja também
Vtex compra Newtail e avança no retail media
Gabriel Monteiro, Rafael Amorim e Diego Bona, fundadores da Newtail, continuarão na empresa atuando ao lado de João Werner, líder da área de mídia de varejo na Vtex
Firehouse Subs chega ao Brasil com planos ambiciosos e liderança de Iuri Miranda
Ex-CEO da Zamp é sócio da marca que está sendo trazida ao País pela Restaurant Brands International