A receita para usar BI em bolos, pipocas e sorvetes
Plataforma #FizComOreo inova no uso de dados e insights de consumidores de mídias sociais na estratégia de comunicação
A receita para usar BI em bolos, pipocas e sorvetes
BuscarA receita para usar BI em bolos, pipocas e sorvetes
BuscarPlataforma #FizComOreo inova no uso de dados e insights de consumidores de mídias sociais na estratégia de comunicação
Luiz Gustavo Pacete
31 de maio de 2019 - 6h00
A Oreo lançou, recentemente, a plataforma digital de receitas no Instagram #FizComOreo. O projeto, que se propõe a promover receitas que tenham o biscoito como base, faz parte de um projeto da agência Talent Marcel que contou com o esforço da área de business inteligence (BI) e social listening da agência. Ao identificar que a marca já tinha um contexto de comunicação criado espontaneamente pelos usuários do Instagram no Brasil e alimentado com frequência, a agência propôs o aproveitamento desse “hábito” para estrear o perfil regional de Oreo.
Marcello Droopy, diretor de criação e interatividade da Talent, conta os passos do ponto de vista de inteligência e gestão de dados que resultou no projeto:
Mergulhe na marca
“Quando começamos a criar, com o briefing de fazer algo inovador, a primeira etapa foi dar um passo para trás e fazer uma grande pesquisa de posicionamento e valores para entender particularidades de Oreo e seus desafios, para planejarmos nossa comunicação atendendo não só criativamente, mas também os objetivos de negócio da Mondelez”.
Defina território e aproveite insights espontâneos
“No próprio briefing, já identificamos que um dos territórios proprietários de Oreo era o de receitas. Com essa extensa pesquisa confirmamos esse território e, por meio de um social listening mapeamos como as pessoas se relacionavam com a marca e seus respectivos valores. Durante o social listening, coletamos uma série de dados que atestavam um movimento crescente: a expressão de orgulho por ter criado uma receita deliciosa usando o biscoito. Eram receitas diversas, sempre acompanhadas de uma hashtag particular que sempre se repetia, a #FizComOreo”.
Confirme os movimentos
“Por meio de ferramentas de monitoramento, confirmamos que o uso da hashtag não só era espontâneo como também vinha em trajetória ascendente. E, mesmo meses após a primeira publicação do tipo, um gráfico de tendência positiva continuava a se formar, consolidando esse movimento como um comportamento do consumidor de Oreo”.
Crie algo exclusivo
“Com base nas informações coletadas e a adoção oficial da hashtag #FizComOreo pela marca, escolhemos essa plataforma digital para conversar com o nosso público. Porém, a marca ainda não tinha um perfil exclusivo para os brasileiros. Quando precisava, direcionava os anúncios ao nosso país. Decidimos unir os esforços e a plataforma lançou o perfil @Oreo_Brasil. Toda semana, uma receita diferente será postada em passo a passo composto por fotos ou vídeos.”
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025