Chocolate com inovação: os novos planos da Bauducco
André Britto, diretor de marketing , explica a aproximação da marca junto a startups, a entrada em novas categorias e as mudanças na estratégia de comunicação
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Amanda Schnaider
18 de julho de 2019 - 6h25
Terceira marca de alimentos mais valiosa do Brasil segundo estudo da Kantar, a Bauducco vem mudando sua comunicação e sua relação com o consumidor. Fundada por Carlo Bauducco em 1952, a companhia está passando por um processo de inovação e investimentos em novas categorias de produtos e ações.
Este ano a Bauducco realiza a sua primeira promoção masterbrand, como patrocinadora oficial da turnê “Nossa história”, em comemoração aos 30 anos da dupla Sandy & Junior. Na promoção “Uma história de amor”, realizada pela CP+B, a cada R$ 10 em compras, os consumidores que cadastrarem o cupom fiscal no site da campanha concorrem a prêmios em dinheiro, além de pares de ingressos para os shows da dupla em seis cidades. Os vencedores da promoção também terão acesso a passagem de som realizada antes do início do concerto.
Ainda em 2019, a companhia anunciou o patrocínio ao “Museu mais doce do mundo”, um espaço instagramável vindo de Lisboa para uma temporada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nele, a Bauducco apresenta três ambientes dedicados aos cookies, linha lançada em 2009 com o objetivo de se aproximar do público jovem, que hoje se apresenta como o forte da companhia, segundo seu diretor de marketing, André Britto.
Outra novidade da companhia para este ano foi sua entrada no segmento de chocolates com o lançamento do ChocoBiscuit, uma combinação de biscoito com uma barra de chocolate meio amargo ou ao leite. Ainda para o segundo semestre de 2019, a Bauducco lançará o Blab, projeto de inovação que busca a captação de startups para trabalhar em conjunto com a companhia.
Em entrevista ao Meio&Mensagem, André Britto, diretor de marketing da Bauducco, explica os planos de inovação, lançamentos da empresa e as mudanças na estratégia de comunica e marketing.
Meio & Mensagem — Quais são as mudanças que a Bauducco está fazendo na comunicação e na relação com o consumidor?
André Britto — Em 2011, expandimos o portfólio de panetones com panetones recheados e evoluímos para a comunicação. Em 2012, começamos a comunicação em filme na TV para o público jovem. Em 2014, ainda dentro do modelo de televisão, começamos a fazer patrocínios de ações que têm sinergia com esse público, Lollapalooza, Rock in Rio e The voice. Já em 2016, definimos que era o momento de entrar no mundo digital, de forma a utilizar essas ferramentas para se conectar com o nosso público, principalmente com o jovem. Acreditamos na importância de promover experiências ao nosso público, além dos meios de comunicação 360º, TV, rádio e digital. Por isso, este ano realizamos duas grandes ações que permitem dar essa experiência ao nosso consumidor. Nos preocupamos muito em nos associar a uma dupla (Sandy & Junior) que fizesse sentido para a marca e o investimento no Museu mais doce do mundo.
M&M — Para a promoção, porque escolheram a música e, mais especificamente, a dupla Sandy & Junior?
André — Quando buscamos associação com a dupla, vimos que tínhamos uma série de valores que nos conecta com os dois. O primeiro é a família, nos unimos a uma dupla de irmãos que são muito conectados com sua família; paixão pelo que faz, eles estão comemorando 30 anos de história; e tradição, porque falamos de geração para geração, assim como a Sandy e o Junior. Então, vimos muita sinergia de valores com eles. Outro ponto interessante é que o enredo de nossa comunicação está baseado nisso. O público que vai ao show é o público que cresceu com a dupla, e nossa comunicação fala exatamente disso.
M&M — Além dos ingressos, a empresa fará algum tipo de ativação durante os shows?
André — Além da promoção, teremos ativações para o público em geral. Todo mundo que entrar receberá nosso produtos, faixas de amarrar na cabeça, além da exibição de um filme, que não é o filme veiculado nas redes, que contamos porque nos unimos a dupla, que passará antes do início do show. E, por fim, escolhemos uma música especial deles para ter uma interação com brindes que vamos distribuir. Com isso, acreditamos em uma experiência completa desde o começo até o final do show.
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M&M — Para quem essa comunicação é destinada?
André — A Bauducco é uma marca que fala com todo mundo. Mas quando lançamos a experiência do show, falamos para o público mais jovem, que cresceu com a dupla. Sabemos que impactamos várias gerações. Já O Museu Mais Doce do Mundo, esse sim, eu posso dizer que o intuito foi nos aproximar ainda mais do público jovem, que valoriza essas experiências em um museu que é instagramável. Temos um espaço em que promovemos a experiência, e a definição desse espaço veio de social listening. Ouvimos muito o termo de biscoiteiro. Em geral, ouvimos “quer biscoito, vai para a porta da Bauducco”. Então, estamos levando para o museu a porta da Bauducco. Levamos do mundo online para o mundo off-line. Além disso, temos mais dois ambientes, um que simula o nosso processo de produção e outro que simula o mundo externo que já tem os cookies sendo levamos para a rua.
M&M — Até o final deste ano, quais outras iniciativas estão nos planos?
André — O lançamento do ChocoBiscuit foi a forma da Bauducco entrar com novidade. Nós não entramos no mundo do chocolate para fazer mais do mesmo, lançamos um produto inovador e acessível. Nosso foco é fazer esse produto ser conhecido e grande e, eventualmente, pensamos em expandir com outros produtos, sempre pensando em diferenciação. Estamos vivendo em um momento muito relevante. Essa promoção “Uma história de amor” é a maior da história da Bauducco. Todas as nossas energias e comunicações estão focadas nisso. A campanha vai até o final de agosto e depois vamos trabalhar na campanha de Natal, que é um momento muito relevante para nós e, para essa época do ano, a marca continuará focando em promover experiências ao nosso consumidor.
M&M — Além da comunicação, a Bauducco está pensando em inovação e tecnologia? Como estão os investimentos da companhia nestas frentes?
André — Falamos que o rejuvenescimento é tanto da marca, usando ferramentas mais modernas, quanto da companhia da porta para dentro. Estamos trabalhando num projeto para este segundo semestre de aproximação de startups. Buscamos a abertura de captação de startups para trabalhar junto conosco na companhia. É um processo de busca de novas tecnologias e aprendizados com o público mais jovem. O nome do projeto é Blab, estamos planejando e, em breve, levaremos ele para o público e a expectativa é lançá-lo depois da promoção com Sandy & Junior e antes do Natal, mais ou menos em outubro.
*Crédito da imagem no topo: Reprodução/Bauducco
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