As bases de Gabriel Medina como garoto propaganda
Atributos como afetividade, arrojo, conexão e jovialidade atraem a atenção das marcas na visão do mercado
As bases de Gabriel Medina como garoto propaganda
BuscarAs bases de Gabriel Medina como garoto propaganda
BuscarAtributos como afetividade, arrojo, conexão e jovialidade atraem a atenção das marcas na visão do mercado
Renato Rogenski
29 de agosto de 2019 - 16h02
O bicampeonato mundial de surf, conquistado em dezembro de 2018, ajudou o brasileiro Gabriel Medina a catapultar ainda mais a sua marca em um cenário global, atraindo a atenção de novos e antigos patrocinadores. Neste mês aconteceu um movimento icônico neste sentido. O surfista foi contratado para ser embaixador global da JBL e passa a representar a marca no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música, dos esportes e do entretenimento, como a cantora e atriz Demi Lovato, o produtor musical Quincy Jones e o jogador da NBA, Stephen Curry.
Para Luciano Sasso, diretor sênior de vendas e marketing da Harman para a América do Sul, empresa que controla a JBL, Medina é um exemplo em determinação e inovação, características que a marca trabalha constantemente em sua comunicação. “Ele é um jovem talentoso, determinado, arrojado e, acima de tudo, inovador, com suas manobras que revolucionaram o surf em nível mundial”, afirma. Também em agosto, o surfista gravou o primeiro comercial de sua parceria com a Audi no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=E5yTWuy65hg
Segundo a Go4it, empresa que faz a gestão comercial de Medina e costura a sua parceria com as marcas, o surfista tem contrato com onze marcas. São elas Rip Curl, Oi, Bradesco, Guaraná Antárctica, Corona, Semp TCL, Audi, JBL, Orthopride, Polo Blue e Surfland Brasil. Para Felipe Stanford, diretor global de marcas e atletas da empresa, a imagem de Medina transcendeu o universo do surf, o que faz com que o profissional consiga trabalhar tanto nos segmentos mais “óbvios”, como material esportivo, como nos mais distantes da sua realidade esportiva, como tecnologia e segmento bancário. “O Gabriel, por ser um atleta global, bicampeão mundial e ter um lifestyle aspiracional, consegue flutuar em diversos segmentos”, explica.
“Além disso, é o único bicampeão mundial de surf que é brasileiro, o cara que leva a imagem do Brasil pelo mundo” – Ivan Martinho
Felipe também enxerga o surfista brasileiro como um fenômeno dentro e fora da água, seja em um evento público, mídias tradicionais ou nas redes sociais. Para ele, como garoto propaganda, o mais importante é a associação que o patrocinador garante com a força digital do Gabriel, somada às suas características profissionais, como, dedicação, alta performance e inovação.
Professor de marketing esportivo da pós-graduação da ESPM SP, Ivan Martinho, acha que três atributos se destacam em Gabriel Medina analisado como garoto propaganda: o aspecto família, a modernidade e a conexão. “O fato de ser jovem, ter muitos amigos de outras modalidades e celebridades, ser atuante nas redes sociais e ter um discurso simpático evitando assuntos polêmicos confere a ele uma imagem positiva e muito procurada pelas marcas. Além disso, é o único bicampeão mundial de surf que é brasileiro, o cara que leva a imagem do Brasil pelo mundo assim como fazia o Senna”, finaliza Ivan.
Imagem de topo: Lance Asper/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário